Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 01.11.16

A VIAGEM DA MINHA VIDA

Olá amigos viajantes,

Alguma vez pensaram porque gostam de viajar? ou o que é que as viagens significam para vós?

fullsizeoutput_2588


No decorrer das minhas viagens fiz incontáveis quilómetros em carripanas velhas, autocarros a cair aos bocados e táxis bafientos. Já me aconteceu um pouco de tudo nos transportes públicos das dezenas de países que visitei - coisas engraçadas, coisas desagradáveis e algumas até assustadoras, mas regra geral, com as devidas excepções, as grandes viagens na estrada ou de comboio permitem-nos pensar, meditar e acrescentar à viagem física uma viagem espiritual.

Muitas vezes, durante esses tempos mortos, em que me distraio a ver a paisagem correr como um filme na janela, dou por mim a pensar que seria tão bom se a viagem da vida fosse tão fácil como planear uma viagem ao México, a Itália  ou à Tailândia

travellight.jpg

Bastava estudar um pouco o destino, decidir a melhor maneira de chegar de A a B, fazer a mala com tudo o que precisamos, apreciar o passeio e gozar as atracções.

Quando comecei este blog escolhi assinar os meus posts como travellight porque gosto de “viajar leve”, nunca levo mais do que uma pequena mala de mão comigo, mas infelizmente nem sempre consigo que a minha mente e o meu coração viajem igualmente leves.

No dia a dia, na nossa vida pessoal e profissional ou de estudante estamos cercados de situações stressantes e desafiadoras e muitas vezes sentimo-nos assoberbados com o trabalho com as exigências de chefes, colegas, família, etc., ficamos presos a uma rotina que nos desmotiva e destrói por dentro.

fullsizeoutput_2582.jpeg

Quando comecei a viajar acho que procurava fugir dessa rotina, dessa prisão que muitas vezes não me deixava nem respirar. Andava sempre a correr, tinha sempre pressa, parecia o coelho da história da Alice no País das Maravilhas, aquele que anda sempre com um relógio a correr e a gritar “estou atrasado!, estou atrasado!”

fullsizeoutput_2584.jpeg

 

A sensação de estar “na estrada” fazia sentir-me bem, era como se no caminho eu pudesse de repente descobrir a chave para tudo isto - quem eu era, para onde ia , qual era a minha “missão” na vida. Acho que foi isso que me fascinou - em algum lado do mundo havia de haver uma resposta para mim! - por isso corri continentes, visitei cidades, perdi-me na natureza e amei cada momento desses.

Mas claro que cedo percebi que a coisa não era assim tão fácil...

 

fullsizeoutput_2586.jpeg

A verdade é que nem em viagem eu conseguia “desligar-me”, o telemóvel volta e meia tocava e levava-me a mil por hora de volta para o escritório e para os problemas.

Muitos anos mais tarde, consegui finalmente desligar o tm quando partia e achei que aquela era a solução. Agora já podia “fugir” realmente. Ajudou, mas não resolveu.

Não basta mudar de lugar, tu podes fugir dos problemas mas não podes fugir de ti. Enquanto não “te resolveres” nada mais se resolve.

A Vonda Shepard cantora que fez a banda sonora da série Ally McBeal (os mais novos não devem conhecer…) tinha uma canção intitulada “serchin' my soul tonight” que neste momento assenta como uma luva no meu estado de espírito quando em viagem.

 

Na canção ela canta sobre o fim de um relacionamento amoroso e a descoberta de que o mundo não acaba ali e que se pode renascer outra vez. No meu caso, cada viagem, não tem obviamente a ver com o fim de um relacionamento, até porque graças a Deus tenho sido muito feliz e abençoada nessa área. Mas continuo à procura de um sentido, de um norte para a minha vida, às vezes acho que nunca cresci realmente…

Há poucos meses atrás decidi reestruturar as minhas prioridades na vida. Resolvi deixar um emprego stressante que já não me preenchia nem acrescentava a não ser financeiramente e partir finalmente para a maior viagem da minha vida - a viagem ao interior de mim mesma.

 

Estou “borrada” de medo com a “loucura” que fiz mas acho que estou feliz. Digo “acho” porque ainda não digeri todas as alterações que recentemente introduzi na minha vida.

É muito difícil parar quando sempre estiveste a correr mas é preciso ter fé em ti e acreditar que no fim tudo vai correr bem... pelo menos espero que sim! 😜

“Procuro a minha alma esta noite
Eu sei que há muito mais na vida
Agora eu posso ver uma luz a brilhar
E consigo encontrar o meu caminho de volta para casa

Uma a uma, as correntes ao meu redor partem-se
A cada dia eu sinto que posso deixar esses anos para trás

Querido, tenho me segurado toda a minha vida
Agora decidi mover-me
E deixar todas as preocupações para trás”

Excertos traduzidos da canção serchin' my soul tonight de Vanda Shepard
Podem ouvir a canção aqui

 

Tchau!

Travellight

11 comentários

Comentar post