Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 16.03.21

A Praia do Magoito | Sintra

fullsizeoutput_5717Foto: serradesintra.net 

A norte de Sintra, perto da vila de Magoito, fica a bonita Praia do Magoito. É um lugar onde enormes arribas erguem-se imponentes direcionando o nosso olhar ao longo da costa até ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa continental.

Esta praia é um destino frequente para quem vive na região de Sintra, mas sempre foi relativamente sossegada, mesmo em tempos pré-pandemia. Nunca atraiu muitos turistas, que acabavam por escolher,  numa visita à região, praias mais conhecidas como a Praia das Maçãs ou a Praia Grande.

É uma praia extensa, de areias douradas, onde o mar apresenta um belo tom de azul turquesa. Tem águas muito ricas em iodo, e é até considerada uma das praia mais ricas em iodo da Europa.

fullsizeoutput_5714fullsizeoutput_5715Fotos: Travellight

As suas ondas chamam pelos surfistas, as areias atraem aqueles que gostam de relaxar ao sol e as vistas das magnificas falésias deslumbram todos, mas os atrativos da Praia do Magoito não ficam por aqui.

A sua maior peculiaridade é uma Duna Consolidada — uma duna de areia solidificada, criada ao longo de milénios, pela ação do mar e do vento — que está classificada como monumento geológico. Aqui encontramos vestígios arqueológicos que demonstram a existência de atividade humana, nesta região, desde os tempos do Paleolítico.
As falésias quase verticais também revelam rochas sedimentares formadas há milhões de anos, quando o nível do mar era muito mais alto do que é hoje. Há portanto muitos elementos para prender a atenção daqueles que se interessam por geologia e história natural, mas por alturas da Páscoa ainda há mais um motivo para visitar a Praia do Magoito: É o chamado “mexilhão santo”, uma tradição antiga, que se acredita ter nascido de outro costume — o de não comer carne na Sexta-Feira Santa.
Nesse feriado, a praia costuma encher-se de pessoas logo pela manhã. A ideia é apanhar o máximo de mexilhões possível assim que a maré baixa. Este ano, à conta do confinamento, a tradição não deve poder acontecer…

Um trilho interessante que podemos percorrer a partir da Praia do Magoito é o que nos leva até à Praia da Aguda. É um percurso fácil de realizar, marcado por bonitas paisagens costeiras e rurais.

A pitoresca aldeia das Azenhas do Mar, que fica nas proximidades, também não pode deixar de ser visitada por quem escolhe o Magoito para uma escapadinha de fim de semana.

fullsizeoutput_5718Foto: H. Guerreiro

Como Chegar à Praia do Magoito:

De automóvel: GPS - N38'51'53.37'' , W9º26'55.91' . Há um estacionamento logo acima da praia.
De transportes públicos: O autocarro 444 sai do terminal da Portela de Sintra (perto da estação ferroviária da Linha de Sintra com o mesmo nome) e termina na Praia do Magoito. Leva cerca de 25 minutos a fazer o percurso, mas o serviço é pouco frequente, com saídas a cada 60 minutos (ou mais).

Para pernoitar, a região oferece algumas boas opções de alojamento local.
Sugiro o O Solar do Magoito ou a Villa Magoito.

 

Sigam-me no Instagram e no Facebook

Tchau!
Travellight

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.