Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Sex | 13.07.18

A festa Templária e o Convento de Cristo | Tomar

fullsizeoutput_2940.jpeg

  Fotos: Travellight e H.Borges

 

Nunca precisei de desculpas para visitar Tomar, mas a Festa Templária é sempre mais uma razão para aqui voltar. Desde que li o Pêndulo de Foucault, de Umberto Eco, há muitos anos atrás, que o universo dos Cavaleiros Templários me fascina! 😊

 

Passear pelo Parque do Rio Nabão e ver as tendas e decorações, provar iguarias gastronómicas, e observar as pessoas trajadas com roupas de época, faz-me sonhar e imaginar um tempo em que os Templários tinham poder e uma presença forte em Portugal.

 

fullsizeoutput_2931.jpeg

tomar.jpg

fullsizeoutput_2936.jpeg

fullsizeoutput_2941.jpeg

 

A Feira é uma óptima oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os templários e de nos divertirmos com actividades que visam manter viva, na cidade de Tomar, a sua influência.

 

Depois do parque e de um passeio pelas ruas estreitas do centro da cidade é impossível não subir até ao belo Castelo e Convento de Cristo, fundado em 1160 por Gualdim Pais, Grão-Mestre dos Templários, e onde cada pedra parece encerrar consigo diferentes capítulos da história de Portugal.

 

fullsizeoutput_2935.jpeg

 

Património Mundial da UNESCO desde 1883, este lugar leva-nos a percorrer diversos estilos arquitectónicos: românico, gótico,  manuelino, renascimento, barroco…


Fascina-nos com o seu oratório ou Charola, pensada para imitar a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém, e impressiona-nos com a Janela do Capítulo, expressão máxima do estilo Manuelino, que nos recorda todas as glórias da Era dos Descobrimentos.

 

Dois claustros simples, decorados com azulejos a leste da Charola, também se destacam pela sua beleza. Foram construídos durante a época em que a Ordem dos Templários já havia se transformado nos Cavaleiros de Cristo, tutelados  pelo infante D.Henrique.

 

fullsizeoutput_28ef.jpeg

fullsizeoutput_28f2.jpeg

fullsizeoutput_28f5.jpeg

fullsizeoutput_2947.jpeg

P7070404 (1).JPG

fullsizeoutput_2944.jpeg

 

Outros destaques são o Claustro Principal da Renascença, um conjunto sóbrio de colunas gregas, arcos suaves e escadarias sinuosas e em espiral e a Sacristia Filipina, com o seu impressionante tecto.

 

tomar1.jpgfullsizeoutput_2949.jpeg

 

O Castelo e Convento de Cristo é um lugar belíssimo, onde consegues sentir a alma Lusitana a bater forte. É um espaço onde monges afirmaram a sua fé e reis o seu poder e onde hoje nós podemos continuar a sonhar com as lendas e simbolismos dos Cavaleiros Templários.

 

Tchau!
Travellight

 

8 comentários

Comentar post