A CIDADE DO VINHO
Se degustar um copo de vinho já é um prazer, imaginem agora o que é visitar uma cidade do vinho!
Foto Wikipedia
La Cité du Vin abriu em Bordéus, na França, no ano passado e é um incrível espaço dedicado à história do vinho e às culturas do vinho no mundo. A sua missão é "promover e partilhar o património cultural, universal e vivo que é o vinho, com o público mais amplo possível, com um foco nas emoções, sensações e imaginação”.
Depois de o visitar considero que foi um trabalho bem conseguido.
Para inicio de conversa, o edifício em si é maravilhoso. Com design moderno e forma original, inspirado num decanter de vinho, foi projectado pelos arquitectos Anouk Legendre e Nicolas Desmazières e situa-se à beira do rio Garonne, um pouco afastado da principal área turística de Bordéus.
Foto Bordeaux-Tourisme.co.uk
Tem oito pisos. No primeiro e no segundo piso encontramos exposições temporárias e uma permanente com bastantes elementos interactivos que fazem bom uso da tecnologia para criar uma apresentação variada e criativa.
No sétimo piso está um restaurante panorâmico - O Restaurant 7 - que oferece vistas de 360 graus sobre a cidade de Bordéus e no oitavo, e último piso, com mais de 14.000 garrafas e 800 vinhos de mais de 70 países de todo o mundo, está o wine bar e loja de vinhos mais espectacular que tive oportunidade de conhecer na vida - O Latitude 20.
Quando visitei, ainda estava muita coisa encerrada do terceiro ao sexto piso, mas pelo que soube está planeado abrirem um auditório, salas de recepção e uma sala de leitura.
La Cité du Vin oferece também a oportunidade de fazer workshops e descobrir mais sobre degustação e diversos outros temas dedicados ao vinho.
Este é um lugar imperdível para quem vai visitar Bordéus e aprecia vinho.
O bilhete de entrada é um pouco caro (20 Euros) mas dá acesso à exposição permanente e a um copo de vinho da nossa escolha na sala de degustação do 8 º andar.
Podem saber mais sobre este lugar aqui.
Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook.
Tchau!
Travellight