Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 18.11.20

A Bela Bergen | Noruega

Bergen é uma cidade fascinante. Henrik Ibsen trabalhou aqui como dramaturgo e encenador. Produziu mais de 145 peças no Teatro Der Norske, mas não admira… Há algo de teatral e cenográfico na segunda maior cidade da Noruega, mas também de real, de cru... Talvez sejam os seus edifícios de madeira colorida, as suas ruas charmosas ou talvez sejam as montanhas e fiordes dramáticos que lhe servem de moldura. Seja o que for, é uma cidade que fica na nossa memória. É como um filme clássico que gostamos de rever vezes e vezes sem conta.

fullsizeoutput_5351

É fácil ficar apaixonado por esta cidade que visualmente é tão impressionante e que à semelhança de Lisboa e Roma, tem sete colinas, ou melhor dizendo, sete montanhas.
Um passeio por Bergen é sempre mais bonito no fim do Outono quando a neve começa a cair e a pintar de branco os picos das montanhas. É certo que o vento frio pode ser um pouco desagradável, mas o que se ganha em beleza compensa largamente o eventual desconforto.

Lembro-me bem da primeira vez que visitei a cidade. De chegar ali no final da tarde, de caminhar ao longo de Bryggen em direção ao meu hotel e de ficar encantada com as cores das pitorescas casas de madeira... Tinha vindo de Oslo (que é bem mais cinzenta) e aquele colorido todo animou-me a alma 😊.

O velho cais é a vista mais icónica da cidade e evoca a importância de Bergen na Liga Hanseática — um império comercial que entre o séc. XIV a meados do século XVI, estabeleceu e manteve um monopólio comercial sobre o Báltico e quase todo norte da Europa.
Muitos incêndios, o último dos quais em 1955, devastaram as características casas de madeira da área, mas a cidade investiu na sua reconstrução e, obedecendo a padrões e métodos tradicionais recuperou um total de 62 edifícios. O cuidadoso trabalho preservou a antiga estrutura urbana de madeira e hoje, este local, classificado como património mundial pela UNESCO, pode ser admirado tanto pelos noruegueses como pelos turistas que visitam o país.

Quem estiver interessado em saber mais sobre o modo de vida dos mercadores hanseáticos de Bergen pode visitar o Museu Hanseático que está instalado num dos edifícios históricos de Bryggen. É um museu pequeno, mas interessante.

Perto da entrada do porto, outro marco histórico: A Fortaleza de Bergenhus.
Data de 1240, embora haja evidências da existência de uma estrutura naquele mesmo local desde antes de 1100. Chegou a servir de palácio real na época em que Bergen era a capital da Noruega, mas agora é usada para banquetes e concertos. Os visitantes podem ver o Haakon's Hall e a Rosenkrantz Tower, ou simplesmente passear pelos jardins.

Visitar o mercado de peixe (Fisketorget), um dos mercados ao ar livre mais importantes da Noruega, é obrigatório. A sua localização, próxima do porto, foi usada durante séculos como ponto de encontro por mercadores e pescadores por isso é divertido caminhar por ali e imaginar quantos negócios, grandes e pequenos, por ali passaram ao longo dos tempos.
O mercado tem um espaço onde nos podemos sentar e fazer uma refeição se a fome apertar. Vale a pena, porque dificilmente encontramos um lugar que sirva marisco e peixe mais fresco.

Gosto muito de toda a área de Bryggen e do porto, mas o que mais me cativa em Bergen são as ruas estreitas que serpenteiam pela área residencial do centro da cidade… São um charme!

Assim que te afastas das ruas principais, tudo parece ficar tranquilo e silencioso, é quase como se estivesses numa aldeia. Tirando um ou outro morador, não passa ninguém e podes andar à vontade a apreciar todos os detalhes e a (muita) arte urbana que decora as paredes. 

Adoro o estilo de construção nórdico e a forma como em Bergen os habitantes incorporam as cores. Muitas casas tem vasos de flor nas portas e nos alpendres... É muito bonito e acolhedor.

fullsizeoutput_5358fullsizeoutput_5359fullsizeoutput_5360

fullsizeoutput_5365fullsizeoutput_5366fullsizeoutput_5357fullsizeoutput_5352fullsizeoutput_535afullsizeoutput_5364fullsizeoutput_535bfullsizeoutput_535dfullsizeoutput_5354fullsizeoutput_5362fullsizeoutput_5363

O centro da cidade tem outros pontos de interesse é claro, como por exemplo o KODE — um complexo de museus de arte, design e música que inclui quatro edifícios (KODE 1, 2, 3 e 4), e também várias casas de compositores famosos;
A Igreja Fantoft Stave e o Museu da Cidade Antiga que apresenta mais de 50 casas de madeira dos séculos XVIII e XIX merecem igualmente visita.

…Mas a maior atração de Bergen é a natureza que a envolve e vale-lhe o título de “Capital Fjord da Noruega”, afinal alguns dos fiordes mais famosos do país, como Hardangerfjord, Aurlandsfjord, Sognefjord e Nærøyfjord, podem ser alcançados a partir daqui.

Hardangerfjord está localizado ao sul de Bergen e é o mais próximo dos famosos fiordes. O belo Sognefjord é o fiorde mais longo da Noruega, e tem enseadas espetaculares. Nærøyfjord, é o fiorde mais estreito do mundo, enquanto o adorável Aurlandsfjord abriga a encantadora cidade de Flåm.

Há muitas excursões e cruzeiros que saem de Bergen para conhecer todas estas maravilhas, é só investigar um pouco e escolher o que nos agrada mais.

Para além disso, quem viaja até Bergen pela sua beleza natural, pode apanhar o comboio ou alugar um carro para conhecer melhor as sete montanhas que abraçam a cidade ou ainda explorar a pé.
A mais acessível das montanhas é o Monte Fløyen, que pode ser alcançado por funicular a partir do centro da cidade. As vistas do topo são verdadeiramente fantásticas, mas quem quiser subir ainda mais pode apanhar o teleférico que leva até à montanha Ulriken — a mais alta de Bergen.

IMG_9137

A gastronomia norueguesa é, numa palavra, “interessante”. Em Bergen, eles são rápidos a recomendar pratos como "smalahove", mas provar a cabeça de ovelha, não é uma coisa que propriamente me agrade 😖, por isso fico-me sempre por opções mais seguras como peixe, carneiro curado em sal marinho ou costeletas grelhadas de cordeiro.

Já na pastelaria, nunca tenho dificuldades nenhumas 😜, a quantidade de doces e bolos com bom aspeto que são servidos nos cafés de Bergen é impressionante. O difícil é escolher…

IMG_4168-768x1024

Sigam-me no Instagram e no Facebook

Tchau!

Travellight

6 comentários

Comentar post