Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qui | 06.08.20

7 vinhas e adegas que podemos visitar perto de Lisboa

A excelente qualidade dos vinhos portugueses é sempre uma boa desculpa para visitar as vinhas e adegas onde estes são produzidos. Opções não faltam e mesmo perto de Lisboa temos lugares fantásticos onde podemos provar e aprender mais um pouco sobre esta bebida secular.

fullsizeoutput_4e13

Quinta do Gradil

A Quinta do Gradil é considerada uma das mais antigas, senão a mais antiga, herdade do concelho do Cadaval. Pertenceu ao Marquês de Pombal e tem uma forte tradição vitivinícola.
A propriedade é composta por uma capela nobre ornamentada por um torreão artisticamente decorado, um núcleo habitacional, uma adega e uma área agrícola de 200 hectares ocupados com produções vinícolas e frutícolas.
Aos visitantes a Quinta do Gradil oferece uma série de programas pensados à volta do vinho. Há degustações e experiências de fim-de-semana que podem ser consultadas e marcadas online.

Morada: Estrada Nacional 115 Vilar, 2550 - 073 Vilar | Cadaval

 

Casa Santos Lima

A Casa Santos Lima é o maior produtor de “Vinho Regional Lisboa” e “DOC Alenquer” e nos últimos anos tem sido um dos mais premiados produtores portugueses nas principais competições nacionais e internacionais de vinhos.

Conta com um portefólio muito alargado de vinho, produzindo todos os anos e em 5 regiões diferentes, vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes, frisantes, leves e colheitas tardias. Este variado leque de opções permite à empresa grande dinamismo no mercado nacional e internacional e tem permitido um crescimento constante ano após ano.

A Casa Santos Lima está na mesma família à gerações pelo que uma visita guiada à sua propriedade começa sempre pelo museu, que retrata a sua história centenária. Segue-se um passeio pelo Jardim das Castas (na vinha), adega e sala de barricas. No fim é feita uma prova de vinhos acompanhada por aperitivos e pela prova de azeite premium. Também é possível fazer passeios de buggy e de charrete pelas vinhas da Quinta da Boavista. A marcação de visitas é feita online.

Morada: Quinta da Boavista, Aldeia Galega da Merceana
2580-081 Aldeia da Galega da Merceana, Portugal

 

Lisbon Family Vineyards: Quinta de Chocapalha, Quinta de Sant’Ana e Quinta do Monte d’Oiro

Lisbon Family Vineyards são a Quinta de Chocapalha, a Quinta de Sant’Ana e a Quinta do Monte d’Oiro, três produtores familiares da região vitivinícola de Lisboa que se juntaram num projeto comum em prol da promoção e valorização dos seus vinhos. Produzem em conjunto vinhos gastronómicos de qualidade premiada e partilham todos da mesma abordagem à vinificação. A vontade de se aproximarem do consumidor final partilhando a paixão e o conhecimento da região permite que as três Quintas, que se encontram a menos de 1h da cidade de Lisboa, possam ser visitadas.

A Quinta de Chocapalha, fica na Serra de Montejunto e organiza visitas às vinhas e à adega. Também há provas de vinho (sempre por marcação através do site).

Morada: Quinta de Chocapalha
Rua Carles Duff, 2580-081 Aldeia Galega da Merceana

A Quinta de Sant’Ana oferece 3 tipos de experiência que incluem a visita às vinhas, à adega, sala de barricas e capela do sec XVII, mas diferem na prova de vinhos: a Wine lover oferece a prova de uma seleção de 5 vinhos, brancos e tintos, acompanhado por queijos regionais e azeitonas); a Wine Expert é uma visita guiada por um enólogo ou sommelier e inclui prova de uma seleção de 6 vinhos, acompanhado por 7 tapas gourmet especificamente emparelhadas; a Wine Adventurer é uma visita guiado pelo proprietário e produtor de vinho James Frost com diversas paragens para provar uma cuidadosa seleção de 6 vinhos, quer reservas, novos lançamentos, ou vintages mais antigos, harmonizados com 4 pequenos pratos.
As marcações podem ser feitas através do site da Quinta.

Morada:: Quinta de Sant'Ana
Rua Direita 3, Mafra, 2665-113 Gradil

A Quinta do Monte d’Oiro é uma referência desde o séc. XVII na produção de vinhos conhecidos pela sua frescura, elegância e equilíbrio.
As visitas à Quinta iniciam-se na Vinha, passam pela Adega de Vinificação e terminam na Sala de Provas, onde decorre a prova de vinhos, com vista para a Adega das Barricas. Esta adega de paredes de pedra e teto de madeira está “protegida” por duas esculturas que representam o Engenho e a Arte, traves mestras da filosofia de produção da Quinta do Monte d’Oiro. 
Podem marcar a visita aqui.

Morada: Quinta do Monte d’Oiro
Freixial de Cima. 2580-404 Ventosa ALQ

 

Quinta da Lagoalva de Cima

A Quinta da Lagoalva de Cima é uma zona natural de beleza única que se estende pela margem sul do Tejo, a cerca de 2 km de Alpiarça. As suas características históricas, humanas e agrícolas conferem a quem a visita uma experiência inesquecível de sensações e experiências ligadas ao mundo rural. A sua história remonta ao séc.XII, quando o rei de Portugal entregou estas terras à Ordem de Santiago de Espada, após os seus heroicos feitos na conquista de Santarém. Pertenceu a esta ordem durante 6 séculos e depois passou para a propriedade do 2º Conde de Palmela.

Na Quinta da Lagoalva há passeios pela vinha e visitas à adega. Passa-se pela cavalariça, picadeiro e capela até se chegar à prova final, aquela onde se degustam três tipos de vinho. A visita inclui ainda um almoço típico ribatejano. A visita pode ser marcada online

Morada: Quinta da Lagoalva de Cima 2090-222 Alpiarça

 

Adega Viúva Gomes

A Adega Viúva Gomes, foi fundada em 1808, em Almoçageme, na freguesia de Colares, num perímetro vinícola demarcado em 1908, caracterizado pelas dunas e solos arenosos, que resistiu às investidas da filoxera, o inseto invasor que dizimou as vinhas europeias no século XIX. As raízes das suas vinhas, que podiam chegar aos oito metros, ditaram a sua sorte e a particularidade do terroir – arenoso, salgado pelo vento e humedecido pela neblina –, o seu sabor. Os vinhos usam as castas autóctones Ramisco e Malvasia de Colares, entre outras tradicionais da região de Lisboa.
Podem conhecer a quinta de Almoçageme todas as quarta-feiras, num open day com provas que decorrem às 11.00 ou 15.00, assim como nos primeiros sábados de cada mês, às 16.00. As reservas devem ser feitas através de e-mail.

Morada: Largo Comendador Gomes da Silva,
2 e 3, Almoçageme
2705-041 COLARES

 

4 comentários

Comentar post