Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 17.07.18

7 passos para se transformar num viajante mais consciente e amigo do ambiente

eco_parailustrar_copia.jpg

 

Não podemos negar que o turismo tem um impacto positivo na economia e contribui para o crescimento económico de muitos países mas, por outro lado, as viagens em massa podem causar graves danos ao ambiente e, no extremo, até destruir ecossistemas naturais.

 

Estes sete passos podem ajudar-nos a evitar que isso aconteça:

 

1. Escolha o meio de transporte mais adequado

 

Hoje em dia, aplicações como o My Climate ajudam-nos a calcular a nossa pegada de carbono (cálculo das emissões de CO2 que todos os dias, através das nossas actividades e rotinas habituais, produzimos e libertamos para a atmosfera, contribuindo assim para o efeito de estufa e para o aquecimento global)

 

Uma das maneiras mais ecologicamente correctas de viajar é tentar apanhar, sempre que possível, um voo directo ou então optar por voar em aviões com maior eficiência energética para reduzir ao mínimo a pegada de carbono (pode encontrar mais informação sobre este assunto aqui)

 


2. Opte por acomodações ecológicas

 

Este tipo de acomodação, regra geral, é certificado pelo Conselho Global de Turismo Sustentável. São alojamentos construídos com materiais reciclados, usam energia renovável e possuem um sistema eficaz de tratamento de resíduos.

 


3. Apoie o crescimento económico local

 

Tente visitar áreas onde as pessoas locais têm o poder de administrar as suas próprias terras e recursos naturais. Nestas zonas a chegada de turistas pode ter um impacto positivo e beneficiar directamente a economia local através das transacções comerciais que ocorrem entre os turistas e as populações indígenas.

 


4. Tome cuidado na escolha de lembranças

 

Não se deixe tentar por uma escultura em marfim ou pulseiras feitas de coral. Pense duas vezes antes de comprar. Pergunte o que é, como foi feito e de onde veio. Só porque os produtos são vendidos isso não significa que eles são legais. Alguns artigos como jóias e esculturas são resultado de caçadas ilegais e feitos a partir de espécies protegidas ou ameaçadas. São negociados à margem da lei.

 


5. Seja consciente no uso de plástico

 

Todos os anos, mais de 8 milhões de toneladas de plástico acabam no mar, perturbando os ecossistemas e colocando em perigo os animais marinhos. Minimize a quantidade de lixo plástico utilizando garrafas de água e sacos reutilizáveis. Não use palhinhas, copos ou pratos de plástico.

 


6. Olhe, mas não toque

 

Não é aconselhável alimentar, tocar ou brincar com os animais selvagens quando visitamos parques naturais. Basta ver e não tocar. Não visite locais que possam explorar animais.

 


7. Escolha o protetor solar com cuidado

 

Alguns protectores solares contêm substâncias químicas nocivas que podem causar o branqueamento de corais e a sua morte. Antes de mergulhar no mar, certifique-se que está a usar produtos de protecção solar ecologicamente biodegradáveis.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.