7 dicas para criar boas memórias de viagem
Meik Wiking é o CEO do Happiness Research Institute (Instituto da Pesquisa para a Felicidade) e no seu livro “A arte de fazer memórias: Como criar e lembrar momentos felizes”, ele dá dicas interessantes, que hoje partilho convosco, sobre o que podemos fazer para cultivar a alegria na nossa próxima viagem e como agir para a manter depois de regressarmos a casa.
1. Visite um lugar novo todos os anos
Viajar é sair da rotina, experimentar coisas novas, novos alimentos, novas pessoas ou até, quando a viagem é para fora do país, novas culturas. Não há nada de errado em voltar ao mesmo lugar várias vezes, mas se queremos que uma viagem se destaque e seja realmente memorável, temos que procurar viver novas experiências.
2. Deixe a sua zona de conforto
O tipo certo de stress pode ajudar a consolidar certos momentos nas nossas memórias. As pessoas lembram-se de emoções: se sentiram alegria, medo, felicidade ou susto. É isso que fica de uma experiência.
Sair da nossa zona de conforto e experimentar coisas novas pode ser assustador, mas também faz aumentar os níveis de adrenalina e isso ajuda a marcar a nossa memória.
3. Envolva todos os seus sentidos
Experiências que estimulam vários sentidos têm uma maior hipótese de criar momentos memoráveis. Ouvir uma música, cheirar uma fruta tropical ou provar um novo prato - são gatilhos perfeitos para despertar a nossa memória.
Gravar o som de um lugar especial ou aprender a reproduzir uma receita que nos agradou pode nos ajudar a lembrar de determinada viagem para sempre.
4. Compre uma lembrança
Objetos que nos lembram de um tempo e de um lugar permitem não “sobrecarregar” os nossos cérebros. É bom "terceirizar" algumas das nossas memórias - as fotografias, uma banda sonora, uma lembrança do local, ajudam muito nesse sentido. Comprar um souvenir é uma solução fácil “para mais tarde recordar”.
5. Termine a sua viagem em alta
O psicólogo Daniel Kahneman desenvolveu a teoria do “no topo-no fim” (peak-end theory), que defende que nos lembramos de experiências pelo seu momento mais intenso e pela forma como elas terminaram. Então o ideal é terminar sempre em alta. Para alguns, pode ser comer, na última noite das férias, num restaurante de luxo com estrelas Michelin e para outros pode ser andar a cavalo. Cada um é que sabe o que vai ser mais especial para si.
6. Imprima as suas fotos
Imprimir fotos em vez de apenas as guardar digitalmente é uma maneira de preservar as suas memórias de viagem mais felizes.
Escolha as melhores fotos - as lembranças mais alegres, as melhores experiências que teve e imprima!
7. Não se preocupe demasiado com os problemas que aconteceram durante a viagem
Problemas em viagem ninguém quer, mas a verdade é que são estes que, regra geral, dão as melhores histórias.
No momento em que o estamos a viver pode ser difícil, mas um ano depois, aposto que é essa a história de viagem que vai contar aos seus amigos.