Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 14.11.23

6 coisas que deve evitar consumir antes de entrar num avião

Aquilo que comemos antes de embarcar num voo pode ter um grande impacto na forma como nos vamos sentir enquanto estivermos no ar ou quando o avião aterrar.

fullsizeoutput_73aaFoto: Pexels

Está a pensar em almoçar num daqueles restaurantes de fast-food do aeroporto antes de embarcar? Pense melhor. O sistema digestivo humano já tem dificuldade em processar gorduras saturadas em condições normais, quanto mais a 10.000 quilómetros de altitude.

Se não quer acabar com azia ou uma dor de estômago tome nota do que deve evitar comer ou beber antes de voar. 

Álcool

Evite bebidas alcoólicas. Uma cerveja, um copo de vinho ou até vodka, pode parecer óptimo para relaxar, mas vai acabar por deixar o corpo desidratado, o que juntamente com o ar seco que respiramos nos aviões, pode provocar uma sensação de desconforto e má disposição. 

Vegetais crucíferos

A cabine do avião é pressurizada, mas isso não significa que o ar seja o mesmo que no solo. Você sabia que após a descolagem, a pressão do ar na cabine diminui, fazendo com que o ar dentro do avião se expanda em cerca de 30%? Isso pode fazer com que o ar engolido e os gases no estômago e no intestino delgado se expandam, levando a uma sensação desconfortável de inchaço. Minimize esse efeito ficando longe de brócolos, couve-flor e outros vegetais crucíferos que causam gases e podem aumentar o inchaço do estômago.

Bebidas gaseificadas

Bebidas gaseificadas como refrigerantes e cerveja, também contribuem para o inchaço do estômago. Imagine as bolhas de ar que engole quando bebe uma cola como pequenos balões que vão parar ao seu estômago, assim que a pressão do ar muda eles vão se expandir e provocar desconforto.

Pastilhas e rebuçados sem açúcar

Produtos sem açúcar podem ser uma bênção para diabéticos e para quem está de dieta, mas geralmente contêm adoçantes artificiais e, infelizmente, o corpo humano não foi projetado para processar muito bem os açúcares sintéticos e eles podem causar inchaço, gases e até mesmo um efeito laxante. Passar o voo a entrar e a sair da minúscula casa de banho do avião não é de todo o que se  deseja.

Verifique a embalagem antes de comprar pastilhas elásticas ou rebuçados sem açúcar – muitos produtos trazem uma etiqueta de advertência sobre esses efeitos colaterais desagradáveis.

Leguminosas

O feijão tem uma má reputação por ser outro grande culpado pela acumulação de gás no organismo e de fato muitos tipos de feijões e outras leguminosas contêm açúcares complexos difíceis de digerir que podem causar inchaço, por isso antes de embarcar num voo, passe ao lado do feijão no english brekfast do buffet do hotel para não ter problemas mais tarde.

Água, gelo, café ou chá fornecidos pelo avião

É importante manter-se hidratado durante o voo, mas é melhor trazer a sua própria garrafa de água  (comprada depois de passar a segurança aeroportuária e antes de embarcar no avião) em vez de  aceitar uma dada pela hospedeira de bordo. Testes feitos pela EPA (Environmental Protection Agency) há alguns anos mostraram que um em cada sete aviões americanos tinha água que não atendia aos padrões de segurança  e, na verdade, continha bactérias como E. coli. Embora os carrinhos de bebidas do avião possam fornecer água engarrafada, se você próprio não abriu a garrafa ou não a viu a ser aberta à sua frente, desconfie. Essa garrafa pode ter sido recarregada usando a água do tanque do avião. Café e chá geralmente são feitos com esta água, que em regra  não é aquecida o suficiente para matar os germes. O gelo às vezes também é feito a bordo, por isso talvez seja melhor dispensá-lo também.