Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 04.11.20

17 lugares em Portugal que são Património Mundial da UNESCO

A classificação de Património Mundial da UNESCO tem por objetivo proteger o património cultural e natural do nosso planeta para que a história e a cultura nunca se percam. Portugal, com tanto encanto e riqueza histórica, tinha de estar bem representado e atualmente 17 lugares fazem parte desta lista.
São lugares ou paisagens, de visita obrigatória espalhados pelo continente e ilhas, que todos deveríamos conhecer.

A mim falta-me conhecer dois destes locais e a vocês?

1 - Mosteiro da Batalha

Este mosteiro foi construído no final do século XIV para servir como monumento memorial da batalha de Aljubarrota e panteão régio. É um excelente exemplo da evolução da arquitetura medieval em Portugal, combinando traços de estilo gótico e manuelino. O seu claustro real é considerado uma obra-prima da arquitetura.

fullsizeoutput_5246

2 - Torre de Belém e Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa

Construídos no século XVI, durante o reinado de D. Manuel, estes dois edifícios são verdadeiras obras-primas da arquitetura portuguesa. A Torre de Belém, erigida inicialmente para defesa da cidade, tornou-se depois o local de onde partiriam as naus dos Descobrimentos. Já o Mosteiro dos Jerónimos foi erguido em memória do Infante D. Henrique e mantém até hoje grande parte das magníficas dependências conventuais que contribuíram para a sua fama internacional, incluindo o Claustro quinhentista, o antigo Refeitório dos frades e a sala da Livraria.

fullsizeoutput_5245

3 - Centro Histórico de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores

Angra do Heroísmo era um porto de escala obrigatório para quem queria atravessar o Atlântico, e sofreu a influência de muitas culturas que deixaram na cidade um legado artístico inigualável de arquitetura, talha, porcelana, escultura, azulejaria e mobiliário. Embora tenha sido abalada por um terramoto em 1980, a cidade conserva ainda hoje importantes monumentos como as fortalezas de S. Sebastião, de S. Filipe, a Sé Catedral, a Igreja da Misericórdia ou o Palácio dos Capitães-Generais.

Angra-do-Heroísmo

4 - Convento de Cristo, Tomar

A sua construção alongou-se por centenas de anos e acabou por refletir artisticamente a história de Portugal. Aqui está presente a arte românica, a simbologia templária, os estilos gótico e manuelino, a arte do renascimento, o maneirismo e por fim, o barroco. No monumento, são pontos de interesse, a Charola românica da igreja, o claustro de D. João III e a famosa janela manuelina da Sala do Capítulo.

fullsizeoutput_5247

5 - Centro Histórico de Évora

Com importância política e social desde a Antiguidade, Évora abriga um dos mais bem conservados vestígios da presença romana em Portugal — o Templo Romano de Évora. Chegou a ser residência dos reis no século XV, e em 1556 a instituição da Universidade veio reforçar ainda mais a sua importância cultural.

fullsizeoutput_5248

6 - Mosteiro de Alcobaça

Fundado no século XII, por ordem de D. Afonso Henriques, foi uma das primeiras fundações monásticas da Ordem de Cister em território português. À sua beleza acresce a importância arquitetónica e cultural, sendo um exemplo da evolução da arquitetura em Portugal. Aqui encontramos características da época medieval, combinadas com edificações posteriores dos séculos XVI a XVIII.

fullsizeoutput_5249

7 - Paisagem cultural de Sintra

É uma das paisagens mais bonitas do nosso país. Foi um dos primeiros locais europeus onde surgiu a arquitetura romântica, especificamente pelas mãos de D. Fernando II, que no século XIX transformou as ruínas de um mosteiro no atual Palácio da Pena, reunindo de forma genial elementos góticos, egípcios, islâmicos e renascentistas. Muitos outros lhe seguiram o exemplo, transformando a verdejante serra de Sintra numa das paisagens mais românticas da Europa.

50093951912_53a3925d64_b

8 - Centro Histórico do Porto

O centro histórico do Porto encerra muita da história de uma cidade que cresceu e evoluiu mas manteve-se sempre fiel à sua essência e características.
A Ribeira, a Sé, a Torre dos Clérigos e o Palácio da Bolsa são alguns exemplos da riqueza patrimonial e cultural do Porto.

fullsizeoutput_524a

9 - Arte rupestre do Vale do Côa

A arte do Vale do Côa foi classificada como Monumento Nacional em 1997 e Património da Humanidade pela UNESCO em 1998. A maior parte das gravuras datam do Paleolítico Superior, ou seja, têm mais de dez mil anos. São considerados o conjunto de arte rupestre paleolítica ao ar livre mais importante da Península Ibérica.

fullsizeoutput_524b

10 - Floresta Laurissilva da Madeira

São quase 15.000 hectares de floresta húmida subtropical que ocupa cerca de 20% do território total da ilha. Deve o seu nome ao tipo de árvores que a compõe, a família das Lauráceas. É a mais extensa e bem preservada Laurissilva das ilhas atlânticas.

fullsizeoutput_524d

11 - Centro Histórico de Guimarães

Origem da nação, o centro histórico da cidade de Guimarães é um excelente exemplo de conservação e preservação do património, encontram-se aqui edifícios que remontam quase à fundação de Portugal.

fullsizeoutput_5257

12 - Alto Douro Vinhateiro

A Região Demarcada do Douro é a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo e caracteriza-se por uma paisagem única, de enorme beleza. Criada por necessidade do Homem, de adaptar as suas necessidades agrícolas às encostas íngremes e solos acidentados do vale do Douro, é atualmente, uma das regiões de produção agrícola mais importantes do país.

fullsizeoutput_524e

13 - Cultura da Vinha da Ilha do Pico, Açores

A cultura da vinha da Ilha do Pico é mais um excelente exemplo da capacidade de adaptação do Homem que, num terreno rochoso, de origem vulcânica, aparentemente improdutivo, conseguiu produzir um vinho de excelente qualidade. As vinhas plantadas em pequenos cubículos separados por muros de pedra negra, que se estendem até ao mar, formam uma paisagem inigualável.

fullsizeoutput_5250

14 - Fronteira de Elvas

A sua localização fronteiriça e o constante “assédio” espanhol, obrigaram Elvas a construir aquela que é atualmente a sua característica mais marcante — as suas fortificações. É o maior, e melhor conservado, sistema de muralhas e fossos secos do mundo. No seu interior existe um bonito centro histórico, com edifícios militares, mosteiros e igrejas que vale a pena conhecer.

fullsizeoutput_5251

15 - Universidade de Coimbra

Fundada em 1290, por iniciativa do rei D. Dinis, é uma das universidades mais antigas da Europa e foi, durante muitos séculos, a única universidade portuguesa. O valor patrimonial e cultural e científico é inestimável.
Quem a visita não deve deixar de ver a catedral de Santa Cruz, o Palácio Real de Alcáçova e a biblioteca Joanina.

fullsizeoutput_5252

16 - Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga

É um conjunto arquitetónico e paisagístico reconstruido e ampliado ao longo de mais de 600 anos, sendo definido, essencialmente, por um longo e complexo percurso de via sacra, que se estende pela encosta do Monte Espinho e conduz o peregrino por entre capelas que abrigam fontes e conjuntos de esculturas evocativas da paixão de cristo.

fullsizeoutput_5254

17 - Real Edifício de Mafra

O Real Edifício de Mafra é formado pelo Palácio que cerca a Basílica, pelos Paços do Rei e da Rainha, por um Convento, um Jardim e uma Tapada. É uma das mais magnificentes obras de D. João V, que dispôs de condições privilegiadas, tanto culturais, como económicas para rivalizar com as restantes monarquias europeias. Dignas de destaque são, entre muitas outras coisas, a Basílica, que tem seis órgão “dialogantes” e é decorada com estátuas dos melhores artistas romanos da época; as duas torres na fachada, que albergam dois carrilhões mandados construir na Flandres e que constituem hoje um património sineiro único no mundo e a Biblioteca que é constituída por obras de grande interesse científico.

fullsizeoutput_5255

 

2 comentários

Comentar post