Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qui | 23.06.22

15 Dicas para uma road trip perfeita 

fullsizeoutput_6b5eFoto:PxHere

As viagens de carro sempre inspiraram os mais aventureiros. Conduzir livremente pela estrada, escolher o que fazer e quando o fazer. Não ter de respeitar horários. Descobrir novas rotas e trilhas, passar por montanhas, lagos escondidos e praias desertas. Apreciar a paisagem ao nosso próprio ritmo e aproveitar todos os momentos… Haverá sensação melhor?  Penso que não!

Porém, antes de nos fazermos à estrada e deixar a rotina para trás, é importante considerar alguns elementos e preparar tudo muito bem, para que, independentemente do destino escolhido, a viagem possa ser livre de stress e decorrer sem qualquer problema.

Espreitem por isso estas dicas para uma fantástica road trip!

1. Definam o orçamento

A primeira coisa que precisamos de fazer quando começamos a planear uma viagem é definir o orçamento:

  • Quanto dinheiro podemos gastar nas férias? 
  • Vamos percorrer as estradas de outro país? É preciso gastar em voos para chegar ao ponto de partida e regressar? 
  • Vamos usar o nosso próprio veículo ou alugar um automóvel?
  • Quanto vamos precisar para as necessidades básicas do dia a dia, enquanto estivermos na estrada?
 

Todos estes pontos devem ser levados em consideração para o cálculo final, pois em última análise são eles que determinam o destino escolhido.

2. Escolham um destino e um itinerário

Viajar sem destino pode parecer glamoroso, e não há dúvida que nos pode conduzir a aventuras espetaculares, mas um pouco de organização também não faz mal a ninguém, e ter uma ideia de onde se quer ir pode até melhorar a experiência. 

Escolher logo as atrações que não querem perder e ver o melhor caminho para lá chegar, evita que durante a viagem percam tempo a olhar para mapas ou a tentar compreender o que diz o GPS.

Ter um itinerário específico para cada dia também garante que podem reservar acomodações com antecedência, poupar com a reserva antecipada, saber onde vão passar a noite sem nenhum stress e saber onde podem recolher e devolver o carro alugado.

Apps como o Google Maps, o Roadtrippers ou o Waze ajudam a planear o itinerário  e podem ajudar bastante durante a viagem.

3. Mantenham a flexibilidade e antecipem os problemas

Depois de escolher o itinerário, mantenham a flexibilidade. Apesar dos planos, na estrada, a viagem pode tomar outra direção, acabando num lugar diferente e isso não é necessariamente mau. 

Não planeiem em excesso, surpresas sempre acontecem. Respirem fundo, não stressem e aceitem o que vier. Adaptabilidade é essencial, mas preparem-se para qualquer eventualidade na estrada. Verifiquem se o vosso veículo privado ou carro de aluguer tem todos os seguros necessários para circular no destino escolhido e tomem nota do número para assistência em viagem. 

Se nunca tiveram de trocar um pneu furado e não fazem a menor ideia de como o fazer, antes da road trip começar, talvez seja bom aprender. Isso evitará o incómodo de ter de pedir ajuda num país estrangeiro, numa língua que não dominam.

4. Fazer as malas

Como em qualquer outra viagem “menos é mais". Levar aquele vestido ou calça extra pode parecer uma excelente ideia, tendo em conta que vão viajar de carro e supostamente tem todo o espaço do mundo. Mas a verdade é outra. Lembrem-se, por exemplo, que têm de carregar as malas do carro para o hotel e vice-versa e nem sempre é possível estacionar perto do lugar onde vão ficar hospedados. Incluam apenas o essencial na mala.

É também recomendável ter sempre água e alguns snacks no carro, para situações como congestionamentos de trânsito. Uma lanterna pode também ser útil.

Normalmente, uma boa parte do dinheiro gasto durante uma viagem na estrada é utilizado para comprar comida. Por isso, se puderem, levem convosco uma mala térmica que vos permita fazer compras em mercearias locais, onde vendem comida que tende a ser mais barata e mais saudável, isto vai ajudar-vos a poupar dinheiro e a comer melhor.

5. O que devem ter em conta ao alugar um automóvel 

Escolher o veículo certo requer muito cuidado e reflexão para evitar problemas durante a viagem.

Considerem sempre o conforto e a funcionalidade:

  • Quanto tempo vai durar a viagem? 
  • Quantas pessoas vão viajar no carro?
  • Que tipo de atrações estão interessados em visitar (vão andar pelo campo, cidade ou montanha?)
  • Precisam de um carro equipado com um sistema de ar condicionado e GPS?
  • Levam muita ou pouca bagagem?
  • Vão andar apenas em auto-estrada ou usar muitas estradas secundárias, potencialmente em más condições?
  • Quais as condições meteorológicas no destino (está prevista muita chuva ou neve? A neve e os ventos podem tornar as estradas inesperadamente intransitáveis. Em algumas regiões, principalmente na África, Ásia e América do Sul, estradas pavimentadas e iluminadas não são garantidas, conduzir à noite, sob chuva forte sem um veículo 4×4, por exemplo, é muito difícil, para não dizer impossível.)

Ponderem bem todos estes pontos antes de escolher o vosso veículo. 

6. Que empresa de aluguer escolher

A escolha é imensa, mas eu sugiro a Auto Europe, uma das empresas intermediárias de aluguer de carros mais antigas a operar a nível mundial.  Além do aluguer de carros aos preços mais baixos, também oferecem outro tipo de serviço, mais especializado. Não interessa se precisam de uma auto-caravana ou de uma carrinha de passageiros para uma road trip de surf pela costa basca, de um carro familiar para visitar a cidade de Málaga e arredores ou de um descapotável para viajar com todo o estilo em Hollywood, a Auto Europe tem aquilo que precisam. Podem fazer a reserva on-line aqui.

7. Levantar o carro de aluguer

No momento de ir buscar o carro de aluguer, a fim de evitar problemas mais tarde é importante verificar cuidadosamente o veículo e anotar qualquer dano pré-existente. Se encontrarem alguma mossa ou arranhão que não tenha sido registado no formulário de check-out do veículo, será necessário informar o colaborador da empresa local e fazer esse registo antes de deixar o balcão de aluguer. Certifiquem-se, por isso, de verificar cuidadosamente todos os painéis, janelas e vidros, pneus, rodas, jantes, etc., em conjunto com a equipa da empresa de aluguer e tirem fotos de todo o veículo para que tenham provas, caso se verifique alguma disputa mais tarde.

Verifiquem também se o tanque de combustível está cheio, já que na maioria dos casos o cliente levanta o veículo com o tanque cheio e deverá devolvê-lo do mesmo modo. Antes de partirem é igualmente aconselhável verificar a pressão dos pneus e verificar se todos os cintos de segurança funcionam corretamente assim como outras comodidades, como as entradas de USB, o rádio do carro, o ar condicionado, o GPS…

Quanto aos aspetos práticos da condução do veículo, aqui estão algumas perguntas que podem querer ver respondidas pelos colaboradores da empresa de aluguer antes de seguir viagem:

  • Como faço para ligar a ignição? (Os carros modernos possuem um sistema diferente dos mais antigos, por isso é melhor confirmar!)
  • Como abro a tampa do combustível?
  • Qual é o tipo de combustível utilizado neste veículo?
  • Como posso ligar as luzes quando começa a escurecer?
  • Como posso ligar os limpa-pára-brisas (à frente e atrás) em caso de chuva?
  • O carro tem um pneu sobressalente e, em caso afirmativo, onde está situado?
  • Como posso ligar o ar condicionado? (Nem sempre é óbvio porque todos os veículos são diferentes)
  • Existe um posto de gasolina perto do balcão de aluguer para quando eu devolver o veículo?
  • Onde é que devo deixar exatamente o carro no momento da devolução?
  • Qual é o número que devo ligar caso algo inesperado aconteça? 

8. Pesquisem e verifiquem as leis e regras locais

Certifiquem-se de saber quais são as regras de trânsito no país que vão visitar. Os limites de velocidade podem ser diferentes dos habituais, as condições da estrada podem ser inesperadas e também os hábitos das pessoas, enquanto conduzem, podem ser diferentes.

Nos países onde se dirige do lado esquerdo, como o Reino Unido, podem levar um pouco de tempo para se ajustarem, mas se estiverem preparados e informados, a transição será mais confortável e segura.

Se pretendem viajar para um país onde não estão familiarizados com a língua, antes de começar a road trip  pesquisem vocabulário essencial que vos possa fazer falta na estrada. Procurem palavras-chave como “saída”, símbolos de trânsito importantes  e guardem os números de telefone de emergência, caso precisem deles.

Aprendam os nomes dos lugares por onde vão passar e a forma como estes nomes são pronunciados. Caso se percam, principalmente numa região rural, e precisem de pedir direções, será mais fácil se souberem a pronúncia correta da cidade ou vila. 

9. Façam o download dos mapas no telemóvel e comprem um cartão SIM local

Às vezes, o sinal de internet ou de telefone pode ser fraco ou inexistente. O telemóvel e o GPS podem deixar de funcionar e dificultar a chegada às atrações que planearam visitar. Consultar os mapas offline poderá ajudar, mas um SIM local é vital, principalmente quando se viaja para fora da Europa e não se quer gastar uma fortuna em roaming. Comprem um à chegada com um bom pacote de Internet, que possam usar para navegar, consultar mapas, mas também para fazer ligações.

Ter um telefone a funcionar pode ser a chave para uma viagem feliz e segura pois permite obter assistência de emergência, se necessário.

10. Encham o depósito regularmente

Se estão a viajar para um lugar que não conhecem, certifiquem-se que o depósito está sempre cheio. Não esperem até ao último minuto, encham assim que puderem, certifiquem-se de que o nível de combustível está sempre alto. A última coisa que querem é ficar presos no meio do nada, sem gasolina e a ver os vossos  planos de viagem a irem “por água abaixo”

11. Levem algum dinheiro

Alguns lugares mais remotos não aceitam pagamentos com cartão. Por isso é sempre boa ideia levar um pouco de cash quando se está a pensar visitar cidades pequenas, lugares pouco turísticos ou parques nacionais (onde os pagamentos automáticos muitas vezes falham por falta de sinal).

12. Poupem

O combustível é sem dúvida, a despesa principal durante uma road trip. Para gastar o mínimo possível com combustível, pesquisem os postos de abastecimento locais e selecionem os que tiverem os preços mais baixos. Adquirir um cartão de cliente da cadeia de postos de combustível local pode também ser uma boa forma de poupar. Para além disso, podem conduzir de forma a economizar, por exemplo, evitando acelerações bruscas. Uma aceleração suave, ou seja, o equivalente a 20 km/h de 5 em 5 segundos, pode permitir uma poupança de combustível de cerca de 10%.

13. Evitem cansar-se demais e conduzir à noite

A menos que precisem de chegar a um lugar específico num horário específico,  tentem descansar e não conduzir durante a noite. Depois de um longo dia a explorar e dirigir, a única coisa que o corpo deseja é comer e dormir, e é preciso permitir que isso aconteça.

Não se aventurem a fazer grandes distâncias de uma vez se isso comprometer o vosso foco e estado de alerta. Evitem conduzir mais de 8 horas por dia. Se mais de uma pessoa no carro souber dirigir, revezem-se com a devida frequência e aproveitem esse meio tempo para fazer uma sesta.

O condutor deve comer frequentemente, de forma a não dirigir com fome. Quando parar para descansar ou reabastecer, deve movimentar-se um bocado e fazer alguns alongamentos. 

14. Parem para ver as vistas

Quando estamos cercados por um cenário “de cair o queixo”, pode ser difícil manter os olhos na estrada. 

O melhor é encontrar um lugar seguro para parar e admirar as vistas antes de continuar. Dessa forma, conseguem apreciar a viagem e permanecer seguros enquanto dirigem.

15. Manter-se entretido numa longa viagem de carro

Ouçam as músicas que mais gostam durante a viagem. Contar anedotas e histórias engraçadas é outra boa forma de passar o tempo. Se prefere uma vertente mais didática, um livro de perguntas e respostas pode ser uma boa forma de manter todos os ocupantes da viatura entretidos durante a viagem! Se a mente estiver relaxada o cansaço físico não será tão evidente e a concentração na condução será melhor.

 

Artigo patrocinado pela Auto Europe

5 comentários

Comentar post