Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 19.11.24

12 lugares nos arredores de Paris que não pode deixar de visitar

Há uma série de lugares incríveis para explorar perto de Paris, facilmente acessíveis de comboio e metro. Descubra extensas regiões vinícolas, caminhe por belos jardins, conheça castelos, catedrais e outros símbolos da história francesa ou aproveite para relaxar nas praias da Normandia.

Veja aqui os melhores passeios que pode fazer a partir de Paris.

Fontainebleau

castle_of_fontainebleau_residence_royal_french_imperial_architecture_palace_hunting-827854.jpg!d

A cidade de Fontainebleau, a 40 minutos de comboio de Paris, é outro lugar de visita obrigatória na região. Cresceu ao redor do que restava da Floresta de Fontainebleau, um antigo parque de caça Real, e o seu palácio medieval, Património Mundial da UNESCO, é um dos mais belos de França. O edifício estende-se à volta de uma série de pátios e é conhecido como a “Segunda Roma” porque muitas das suas suites foram decoradas para um Papa italiano.

Os comboios de Paris para Fontainebleau partem duas vezes por hora da Gare du Lyon.

Palácio de Versalhes

versailles_castle_france_europe_architecture-1340856.jpg!d

Versalhes, localizado a cerca de 25 minutos de comboio da capital francesa é um dos palácios reais mais impressionantes da Europa e uma visita obrigatória para quem viaja até Paris.

Começou por ser um pavilhão de caça, mas o sonho do rei Luís XIV e o trabalho de mais de 30.000 artesãos,  transformou-o no palácio  luxuoso que vemos hoje.  O palácio é enorme e é necessário reservar com antecedência um horário para o visitar. Os jardins são ainda maiores e exigem tempo e tranquilidade para os apreciar convenientemente. A aldeia de Maria Antonieta, escondida no local, também merece uma visita.

Os comboios (RER C) partem regularmente de Montparnasse para Versalhes.

Giverny

water_lilies_nature_pink_pond_claude_monet_giverny-960931.jpg!d

Uma viagem de comboio de 1 hora permite-lhe chegar a Giverny, localidade onde viveu o pintor Claude Monet e lugar onde criou algumas das suas obras-primas mais famosas. Pode visitar a casa e o jardim de Monet, que tantas vezes foram retratadas nas suas pinturas, e também visitar o vizinho Musée des Impressionnismes.

A cidade em si também é adorável. Com bonitas ruas, belos edifícios e bons restaurantes como o Ancien Hôtel Baudy, que em tempos acomodou artistas como Cézanne e Rodin, que também vieram a Giverny para apreciar o trabalho de Monet.

Os comboios para Giverny partem aproximadamente uma vez a cada 2 horas de Montparnasse.

Chantilly

chateau_de_chantilly_architecture_historic_renaissance_water_lake_pond_stone-667538.jpg!d

A viagem de comboio do centro de Paris até Chantilly dura menos de 30 minutos e pode levá-lo a descobrir o belo Castelo de Chantilly, monumento histórico ligado à personagem de François Vatel, que aqui terá criado a receita do doce creme de Chantilly.

A propriedade, que reune uma impressionante coleção de livros, pinturas e antiguidades, pertenceu ao príncipe Henri d'Orleans, Duque d'Aumale, filho de Louis-Philippe, o último rei da França, até este decidir doar tudo ao Institut de France.

Uma viagem a Chantilly não fica completa sem uma sobremesa servida com o famoso creme, por isso antes de voltar ao comboio assegure-se de parar numa patisserie e adoçar a sua boca com esta especialidade local.

Para chegar a Chantilly apanhe o comboio na Gare du Nord.

Região de Champagne – Reims

reims_verzenay_champagne_grapes_fields_winery_wine_agriculture-814433.jpg!d

Se aprecia champanhe, não perca a oportunidade de conhecer a região onde é produzido o melhor do mundo. Apanhe o TGV e em 45 minutos vai estar em Reims 

Há aqui muitas vinhas e casas de champanhe para visitar, além de muito champanhe para degustar. Pode visitar as adegas Moët & Chandon em Epernay e visitar a bela catedral de Reims,

Os comboios (TGV) para Reims partem aproximadamente uma vez por hora de Paris Est.

Boulogne-Billancourt

albert_kahn_garden_bridge_japanese_garden_red_bridge_boulogne_billancourt_france-749939.jpg!d

Outro subúrbio de Paris que vale a pena visitar é Boulogne-Billancourt, que fica a apenas 18 minutos de metro do centro de Paris.

É conhecido pelo seu impressionante parque de 865 hectares — o Bois de Boulogne. Este vasto parque já foi um local de caça real e apresenta interessantes elementos como grutas artificiais, cascatas e um grande lago. O Jardin de Bagatelle, também merece uma visita. Na primavera enche-se de rosas, nenúfares e narcisos. Se gosta de Art Déco, visite o Musée des Années 30.

Se é fotografia que lhe interessa, opte pelo  Musée Albert-Kahnpara e pelo seu jardim japonês, já se adora escultura, não perca o Musée Paul-Belmondo.

Para chegar a Boulogne-Billancourt apanhe as linhas 9 e 10 do metro.

Vincennes

vincennes_castle_paris_france_monument_kings_building_monarchy-780351.jpg!d

A maior atração de Vincennes é o seu Castelo, uma antiga fortaleza que serviu como  residência real secundária dos reis franceses nos séculos XIV a XVI. O Castelo é conhecido pela sua torre de menagem, que contém a masmorra medieval mais alta da Europa, e pela sua extravagante capela gótica. É um passeio bonito a apenas 23 minutos do centro de Paris.

O Jardim Zoológico de Paris também pode ser visitado no Bois de Vincennes (Bosque de Vincennes)

Para chegar a Vincennes apanhe a linha 1 do metro e desça na última paragem.

Vitry-sur-Seine 

MAC/VALFoto: Crédito: CDT94 / Daniel Thierry

Esta parte de Paris, a cerca de 19 minutos do centro, costumava estar associada a tumultos e agitação social, mas hoje é um dos lugares preferidos  dos amantes da arte. Longe da agitação do centro da cidade, Vitry-sur-Seine apresenta interessante arte urbana e abriga o MAC/VAL, museu de arte contemporânea. O teatro Jean Vilar também merece uma visita.

Para chegar a  Vitry-sur-Seine apanhe a linha 7 do metro.

Saint-Denis

art_alsace_sacr_mausol_-425596.jpg!dFoto: PxHere

A norte de Paris, a cerca de 11 minutos de metro,  fica o subúrbio de Saint-Denis. Uma curta caminhada da estação leva-o até à impressionante Basílica de Saint-Denis, uma magnifica catedral com uma estreita associação à história francesa: foi aqui que os reis franceses foram coroados e posteriormente sepultados.

Para chegar a Saint-Denis, apanhe a linha 13 do metro até Saint-Denis Université.

Parque de Sceaux

sceaux_france_landscape_scenic_trees_poplars_rows_park-1353510.jpg!d

Uma curta viagem de 30 minutos de comboio leva-o até o belo Parc de Sceaux, um refúgio perfeito que alberga um belo castelo e jardins desenhados pelo mesmo homem que fez o paisagismo dos jardins de Versalhes!

O Castelo só pode ser visitado na parte da tarde, por isso se o planeia visitar, tenha isso em atenção.

O comboio para Parc de Sceaux, parte da Gare du Nord.

Saint-Germain-en-Laye 

fullsizeoutput_7df8

Saint Germain en Laye é outra localidade fabulosa a apenas 40 minutos de Paris. É conhecida por ser o berço do compositor Debussy, bem como pelo seu palácio real que alberga o Museu Nacional de Arqueologia de França e vastos bosques. A Place des Marchés, no coração da cidade é outra das atrações e, se tiver tempo, apanhe o autocarro número 10 em direção a Les lampes e saia na Avenue Kennedy. Vire na primeira à direita (Chemin des Montferrand) e siga o caminho pedonal, para visitar o Châteaude Monte-Cristo, a casa e jardim do famoso escritor Alexandre Dumas.

Chartres 

chartres_cathedral_medieval_gothic_architecture_unesco_france_facade-833319.jpg!d

A histórica cidade de Chartres fica um pouco mais longe do centro de Paris, mas ainda assim 1 hora de comboio não é muito para quem quer ter a oportunidade de conhecer uma das mais bem preservadas cidades antigas francesas. Aprecie os belos edifícios góticas, a catedral do século XII e os seus vitrais, e prolongue a visita até ao cair da noite para aproveitar um dos espetáculos de luzes que decorrem entre julho e janeiro.

Os comboios para Chartres partem, de hora em hora, de Montparnasse.

 

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem a minha página de Instagram