Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

VAMOS BRINCAR AO CARNAVAL?

caranaval-2018.jpg

 

Diz o ditado: “a vida são dois dias e o carnaval três”

Por isso o melhor é festejar, esquecer as tristezas e rir um pouco. 😜 


Opções não faltam, difícil é escolher qual é o melhor Carnaval de Portugal por isso deixo-vos em baixo os programas dos mais famosos:

 

CARNAVAL DE OVAR

 

O carnaval de Ovar começou por ser algo de espontâneo que se realizava todos os anos por vontade da população mas hoje é a maior manifestação cultural da cidade e uma das mais importantes festas do género do nosso país.

 

 

Realiza-se todos os anos com a presença de milhares de espectadores, que vem assistir «in loco» a um cortejo marcado pela alegria e vivacidade, pela cor e movimento. 

 

Programa completo aqui

 

Carnaval-de-Ovar-2018.jpg

 

CARNAVAL DE ESTARREJA

 

As primeiras referências às origens do Carnaval de Estarreja datam do final do Século XIX.

 

O Carnaval de Estarreja é por isso um dos maiores e mais antigos cortejos carnavalescos de Portugal.

Actualmente, é composto por 12 Grupos (5 escolas de samba e 7 grupos de folia), envolvendo mais de mil figurantes, que ano após ano apresentam mais qualidade, imaginação e brilho, contagiando de alegria milhares de pessoas que vêm assistir a um dos maiores e mais antigos cortejos carnavalescos do país.

 

Programa completo aqui

 

carnaval_cartaz_a3.jpg

 

CARNAVAL DA NAZARÉ

 

Cada grupo que desfila nos corsos tem uma marcha, assim como cada sala de baile. O mesmo acontece com os bares, restaurantes e pastelarias da Nazaré, que vêem nas marchas uma forma de brincar ao Carnaval e promover o seu próprio estabelecimento.


As letras são escritas exactamente com o sotaque nazareno e muitas delas incluem expressões típicas da sua gente. Representam a identidade desta vila piscatória e contribuem para que não haja festa como esta em mais nenhuma outra parte do mundo. Este ano o Carnaval tem como mote a expressão local "Ná Pai Pá Gente".

 

Programa completo aqui

carnaval_nazare_2018.jpg

 

CARNAVAL DE ALCOBAÇA

 

O Carnaval de Alcobaça já é muito antigo mas com o tempo, a tradição foi mudando, e hoje em dia a festa de Carnaval em Alcobaça inspira-se muito no Carnaval brasileiro. Esta inspiração veio de uma população que durante muitos anos emigrou para Portugal e começou a habitar o centro do país em localidades como Alcobaça.

Um destes grupos decidiu juntar-se e criar uma Escola de Samba. Foi o inicio de um dos Carnavais mais Brasileiros de Portugal.

 

Grande parte das celebrações do Carnaval tem lugar numa tenda gigante em frente ao Mosteiro de Alcobaça.

 

Programa completo aqui

carnaval-2018-de-Alcobaça.jpeg

 

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS 

O Carnaval de Torres é das poucas festividades de Carnaval que se mantêm fiéis às tradições da comemoração do Entrudo em Portugal. 

 

Nos corsos participam carros alegóricos, os grupos de desfile, as "matrafonas" (homens mascarados de mulher) e os famosos cabeçudos (bonecos gigantes) acompanhados pelos "Zés-Pereiras".

O Rei e Rainha do Carnaval, já se sabe, são dois homens, um deles vestido de mulher.😜

 

Programa completo aqui

 

Mares-e-Oceanos-tema-Carnaval-de-Torres-Vedras-em-2018-900x345.jpg

 

CARNAVAL DA MEALHADA

 

 

A Mealhada foi o primeiro Carnaval Luso-Brasileiro do país, mas actualmente tem de competir com Estarreja, Ovar e Figueira da Foz. 

 

Nasceu nos anos 70 quando por brincadeira realizou-se um cortejo na cidade e convidaram Brasileiros que estudavam na faculdade em Coimbra para participar.

 

Com os anos a presença Brasileira intensificou-se e muitos foram os actores de novela que foram reis do Carnaval da Mealhada.

 

Só o ano passado é que este carnaval deixou de ter reis Brasileiros, o rei foi o leitão 😀

 

Programa completo aqui

 

slider_poster_carnaval_V2.jpg

 

CARNAVAL DA MADEIRA

 

As Festas de Carnaval da Madeira procuram manter intactas as raízes marcadamente populares. Na Madeira é tradição haver dois grandes cortejos de Carnaval: o Cortejo Alegórico e o Trapalhão, ambos realizados no Funchal.

Segundo alguns autores e historiadores, as origens do Carnaval madeirense, em Portugal, remontam ao séc. XVI e ao período áureo da produção de açúcar. 

 

O Cortejo Alegórico realiza-se sempre no Sábado que antecede a terça-feira de Carnaval, nele participam vários grupos e muitos figurantes, que desfilam pelas principais ruas do Funchal.

 

Programa completo aqui

Carnaval-da-Madeira-2018-Cartaz.jpg

 

 

 

6 comentários

Comentar post