Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 29.11.16

UMA NOITE NO HOTEL DO GELO

Quando eu era pequenina a minha mãe costumava ler-me um conto chamado “A Rainha da Neve”, de Hans Christian Andersen. Eu adorava a história e ouvia com muita atenção.

 

Depois ficava a sonhar acordada com o palácio de gelo da rainha e a pensar como ele seria por dentro.

 

ICEHOTEL_Main_Hall_(2014)_by_Alessandro_Falca_&_An

  Fotos: Travellight e H. Borges

 

Longe estava eu de imaginar que um dia ia conhecer um lugar semelhante e igualmente magnifico - O Hotel de Gelo em Jukkasjarvi, no norte da Suécia.

 

Este sitio incrível, uma das atracções do Árctico Escandinavo, é construído todos Invernos com blocos de gelo retirados das águas congeladas do Rio Torne.

O Hotel abre portas em Janeiro e em Abril, quando a temperatura sobe, ele simplesmente derrete.

 

Para chegar ao Hotel de Gelo temos de apanhar um voo para Kiruna, povoação dentro do Círculo Árctico, e depois seguir para o pequeno povoado de Jukkasjarvi onde fica o Hotel do Gelo.

IMG_2886.jpg

 

A temperatura média em Kiruna é de - 20 graus centígrados.  Sim, leram bem 20 graus negativos! Mas às vezes chega até -45 graus negativos, como quando eu visitei. É muito frio minha gente, é muito frio mesmo!!!

 

A forma mais divertida de ir de Kiruna até Jukkasjarvi é de trenó puxado por cães.

IMGP6949.jpg

 

 

No caminho a paisagem é de sonho! Passamos por um bosque e pelo rio congelado. Parece que estamos dentro de um postal de Natal, tudo tão branquinho e imaculado. Tirando o barulho do trenó a deslizar e dos cães a correr tudo o resto é silencioso. É lindo!

 

maxresdefault.jpg

 

IMG_2910.JPG

O Icehotel é tanto acomodação como é uma obra de arte. A cada inverno, artistas de todo o mundo são convidados a projectar e esculpir o interior do Hotel. Tudo lá dentro, desde os quartos, camas, mobiliário, bar, recepção e capela (onde se pode marcar casamentos) são feitos em gelo.

Dragon_icehotel.jpg

icehotel-06.jpg

IMGP6968.jpg

 

IMGP7040.jpg

IMGP7041.jpg

 

Ice_Hotel_Church_Jukkasjärvi.jpg

 

A temperatura dentro do hotel é de -5 graus C a -8 graus C.

Peles de renas, sacos de dormir e roupas adequadas para temperaturas a baixo de zero são oferecidas pela gerência para manter os convidados quentes.

 

Explorar o Hotel é super divertido. Nenhum quarto é igual, cada um tem um tema diferente. As esculturas são maravilhosas. Os artistas convidados criam obras impressionantes.

 

IMGP7160.jpg

 

IMGP6995.jpg

IMGP7017.jpg

 

 

IMGP7003.jpg

IMGP7005.jpg

IMGP7033.jpg

IMGP7166.jpg

 

Icehotel-se-25.JPG

Built-from-the-ice.jpg

Antes da hora de dormir podemos visitar todas as divisões e ir ao bar onde até os copos são em gelo.

IMGP7049.JPG

IMGP7050.jpg

IMGP7086.jpg

IMGP7176.jpg

IMGP7178.JPG

IMG_2889.JPG

 

Para ser honesta, eu não sou grande fã do Inverno e sou até muito friorenta mas não podia deixar passar a oportunidade de brincar aos esquimós e descobrir como seria dormir numa cama de gelo.

 

IMGP6980.jpg

 

O hotel faz um briefing sobre "como dormir a -5 ° C", onde é explicado que devemos usar apenas uma camada de roupa térmica dentro do saco de dormir porque é o calor do nosso corpo que aquece o saco. Devemos também usar meias, luvas e um gorro e não usar nenhum creme no rosto ou podemos acordar com a cara congelada.


Se precisarmos de ir à casa de banho temos de ir a correr até às instalações de apoio ao hotel (que não são de gelo). Tive sorte de não ter precisado de usar a casa de banho porque não deve ser nada agradável correr a meio da noite numa temperatura de quase 40 graus negativos. Eu era capaz de morrer antes de lá chegar 😁.

 

O saco cama realmente é confortável e quente, por isso foi uma noite diferente mas não propriamente desagradável.

 

Quem quiser visitar o Hotel e não ficar a dormir no gelo pode dormir com todo o conforto num Hotel normal que fica ao lado da estrutura gelada. Eu passei uma noite ali e outra no gelo que é o que a maior parte das pessoas faz.

IMGP7105.jpg

IMG_2906.JPG

Enquanto estamos hospedados no hotel podemos participar de várias actividades, como andar em motos de neve, ir numa excursão para ver a aurora boreal, ou aprender a esculpir o gelo. 

 

IMGP7169.jpg 

Espero que tenham gostado de ler sobre a experiência única que foi a minha visita ao Hotel do Gelo!

IMGP7144.jpg

 

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

 

Tchau!
Travellight

2 comentários

  • Obrigada! Beijinhos😘
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.