Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

UM CANTINHO À BEIRA MAR PLANTADO

 

Olá amigos viajantes!

Hoje vamos visitar mais uma bonita aldeia Portuguesa - As Azenhas do Mar!

 

photo 3.jpg

 

Situada entre o mar e as montanhas, esta pequena aldeia do conselho de Sintra parece um verdadeiro cartão postal!

O casario branco equilibrado nos penhascos, a piscina oceânica, a praia de areias douradas que surge durante a maré baixa e o grande Oceano Atlântico compõem uma paisagem de sonho que quem visita jamais esquece.

 

photo 2.jpgphoto 3.jpg

 

Tal como o nome indica, os primórdios desta aldeia estão ligados às azenhas (moinhos de água) e à actividade de moagem. 

 

fotos_7407_azenhas_do_mar_azenha_ou_moinho_de_agua

 

As Azenhas do Mar contém uma mistura interessante de arquitectura típica saloia, com casas baixas construídas em pedra, caiadas de branco, e de arquitectura ao estilo Português Suave (corrente de arquitectos que desde o início do século XX, procurava criar uma arquitectura "genuinamente portuguesa") nomeadamente com azulejaria nas fachadas.

 

Azenhas_do_Mar_aldeia_priscilaroque_cultuga.jpg

Um dos mentores desta corrente foi o arquitecto Raul Lino, teorizador da casa portuguesa, que criou um estilo em que características modernistas da engenharia eram disfarçadas por uma mistura de elementos estéticos exteriores retirados da arquitectura portuguesa dos séculos XVII e XVIII e das casas tradicionais das várias regiões de Portugal. 

PICT0079.jpg

 

  Casa projectada por Raul Lino nas Azenhas do Mar 

 

Para além da moagem, outra das principais actividades nas Azenhas do Mar em tempos idos, era a agricultura, com especial relevo para o vinho. Ainda hoje, segundo me disseram, nos campos circundantes, continua a cultivar-se a uva "Ramisco" uma casta originária de Colares que dá origem ao seu espectacular vinho tinto encorpado e de cor densa que eu adoro! 😊

  

Arenae Colares.jpg

Toda a aldeia das Azenhas do Mar converge para a maravilhosa piscina oceânica.

 

A piscina está em contacto quase directo com o mar e este, de quando em quando, de onda em onda, cavalga a rocha, arrefecendo a água que dentro da piscina é aquecida pelos raios de sol.

 photo 4.jpg

A piscina é servida por um bar e por um restaurante fabuloso sobre o qual vou fazer um post individual muito em breve 😃!

photo 4.JPG

 

Com tanta beleza não é de admirar que esta aldeia tenha sido uma fonte de inspiração para muitos pintores como Júlio Pomar e Mily Possoz.

 

photo 2.jpg

Tchau!

Travellight

3 comentários

Comentar post