Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 27.09.16

TURISTA OU VIAJANTE?

Olá amigos viajantes!

 

Hoje é o dia Internacional do Turismo. Este é um dia que visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.

 

O tema deste ano é "Turismo para Todos – promover a acessibilidade universal”. 

Este tema fez-me pensar um pouco sobre quem viaja e porquê viaja.

 

O nosso planeta parece cada vez mais pequeno, viajar é mais fácil (e mais barato) do que nunca, mas há coisas que nunca mudam.

 

Desde a antiguidade que sempre se considerou existirem dois tipos de pessoas que viajam: o "turista" e o "viajante"

 

differences-traveler-tourist-holidify-15__880.jpg

 

Ao longo dos anos cruzei-me por diversas vezes com estas duas "espécies". E é engraçado perceber a forma como cada um encara o acto de viajar. Uma vez disseram-me que o turista viaja pelo livro e o viajante escreve o livro.

 

Será realmente assim?

 

differences-traveler-tourist-holidify-17__880.jpg

 

À primeira vista as diferenças são óbvias:  o turista gosta de viajar com conforto, sair de casa sem sentir que realmente saiu. Ir para o meio da selva  e ficar hospedado num hotel 5 estrelas, almoçar e jantar em restaurantes de luxo, de preferência com uma ementa semelhante àquela que consumiria na sua própria cidade e país e parar apenas nas atracções turísticas para tirar as fotos e as selfies da praxe fazendo poses ou caretas. Fica no máximo 15 dias fora do seu país.

 

differences-traveler-tourist-holidify-24__880.jpgdifferences-traveler-tourist-holidify-20__880.jpg

 

Aqueles que se consideram "verdadeiros viajantes" muitas vezes olham com algum desdém para o dito "turista".

 

O viajante gosta de se distanciar e dizer que viaja para mergulhar na cultura local, viaja para interagir com os habitantes locais, para aprender e experimentar coisas novas. Viaja por um mês ou mais, dorme onde calha, come onde pode e fotografa com o coração.

 

O viajante - dizem - viaja,  o turista faz férias.

 

differences-traveler-tourist-holidify-19__880.jpg

Pode ser... em muitos casos é mesmo assim.

 

No entanto eu sou da opinião que podemos usar as palavras "turista" e "viajante" alternadamente sem comprometer-mo-nos com um título ou com outro; Ambos viajam, por isso em bom rigor, e literalmente, ambos são viajantes.

 

Podemos ser "turistas" num dia e "viajantes" no outro. Dormir num bom hotel, ver e fotografar os monumentos e atracções populares hoje e amanhã acampar, explorar sozinhos a cidade e os locais menos conhecidos, fotografar cores, pessoas e detalhes.

 

As duas experiências podem ser boas.

 differences-traveler-tourist-holidify__880.jpg

Não acredito que deva existir preconceito entre as duas "classes".

 

Tendo já estado dos dois lados da barricada, hoje em dia considero que o importante é viajar. A extensão e profundidade da viagem vai depender de quem somos, do que queremos e até do que precisamos em certo momento da nossa vida.  

 

differences-traveler-tourist-holidify-23__880.jpg

 

Pode haver aspectos no turismo organizado que nos desagradam - no meu caso muitos até - todos sabemos que assim que um lugar se torna popular os preços sobem, os locais perdem a "inocência" e aprendem a explorar os  visitantes, lugares que outrora eram silenciosos e paradisíacos enchem-se de gente pouco preocupada com a preservação do ambiente, etc, etc. Mas também é verdade que o turismo organizado cria muitos postos de trabalho, ajuda economias precárias e permite a muito mais pessoas conhecer o nosso mundo.

 

Nem todos tem coragem, ou vontade, de embarcar sozinhos numa aventura sem plano definido. Nem todos gostam de dormir no chão ou transportar uma mochila às costas e nem todos tem saúde para isso. Se não tivessem a hipótese de ir num tour organizado provavelmente nunca sairiam do país e isso não seria justo. Viajar é uma das melhores coisas que podemos fazer na vida. Cabe a cada um saber como o quer ou pode fazer.

 

Qual é a vossa opinião?

differences-traveler-tourist-holidify-18__880.jpg

As imagens que ilustram o post são da Holidify.

 

Travellight

 

 

14 comentários

Comentar post