Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

SOLUÇÕES PARA O AQUECIMENTO GLOBAL EM DISCUSSÃO NA WEB SUMMIT DE LISBOA

climate-change.jpg

 

Até os mais distraidos devem ter ouvido dizer que hoje começa em Lisboa a Web Summit.

 

Um dos oradores convidados para discursar é Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e vencedor do Prémio Nobel da Paz que desafia a comunidade tecnológica a ajudar a resolver um dos maiores problemas do planeta: O aquecimento global.

 

Penso que todos nós, uns mais outros menos, preocupamos-nos com as alterações climáticas que nos últimos anos a Terra tem vindo a registar.

Mas uma coisa é ouvir falar sobre o clima e o aquecimento global, outra coisa é ver os seus efeitos de perto, de forma inequívoca e palpável.

 

Tive essa experiência quando visitei o glaciar Serrano no Chile, um dos muitos que existem no país.

 

Para terem uma ideia o Chile possui cerca de 24.133 glaciares - 82% de todos os glaciares da América do Sul. 

Essas vastas massas de água gelada, com bonitos tons de branco e azul, constituem não só uma das maiores reservas de água doce do mundo como também são vitais para a preservação de vulneráveis ecossistemas locais e tem neste momento a sua própria existência ameaçada.

 

Lembro-me perfeitamente quando desci do barco e fui olhar de perto o glaciar. O guia que nos acompanhava explicou  que todos os anos, desde os anos 70, o glaciar diminuía de tamanho e recuava dezenas de metros.

 

fullsizeoutput_1d81.jpeg

 

O aumento das temperaturas causava fracturas no gelo que se soltava em mil pedaços e ia cair no oceano derretendo ao sol.

 

fullsizeoutput_1d86.jpeg

fullsizeoutput_1d6f.jpeg

 

O aquecimento global é uma realidade diária no Chile. Estudos feitos sobre o assunto sugerem que os glaciares no geral e os da Patagónia Chilena, em particular estão a recuar e a diminuir a um ritmo alarmante provocando um aumento mensurável do nível do mar eustatico (variação global relativa do nível do mar) .

 

Não é por acaso que este ano a Conferência da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que também começa hoje na cidade Alemã de Bona, tem pela primeira vez na presidência as ilhas Fiji. Este arquipélago é um dos mais ameaçados pela subida do nível das águas provocada pelo aquecimento global.

 

Eu sei que há divergência de opinião quanto às causas do aquecimento global. A posição dominante (defendida por Al Gore) diz que as concentrações de dióxido de carbono na atmosfera provocam um efeito de estufa que faz subir as temperaturas. Outros defendem que este aumento se deve a causas naturais porque o principal factor que influencia o clima da Terra é o Sol, e não os gases atmosféricos. Segundo esta corrente de pensamento a actividade solar é cíclica e tem períodos mais intensos em que as temperaturas aumentam e períodos mais calmos em que as temperaturas baixam.

 

Não sou cientista mas a primeira teoria faz mais sentido para mim porque realmente parece haver uma correlação entre o aumento de CO2 na atmosfera, o efeito de estufa e as temperaturas altas registadas nos últimos anos.

 

A Organização Mundial de Meteorologia, por exemplo, revelou que as concentrações de dióxido de carbono na atmosfera atingiram um nível recorde em 2016 e este ano, as temperaturas - não há como negar - estiveram também acima da média, trazendo com elas tempestades e furacões mais fortes, inundações e incêndios monumentais.

 

Independentemente das causas deste fenómeno quero acreditar que podemos fazer algo para impedir o sobreaquecimento do nosso planeta, evitar novas tragédias climáticas e ajudar a salvar maravilhas naturais como as Maldivas, as Ilhas Fiji ou os belos glaciares do Chile.

 

Por isso acho particularmente relevantes duas das palestras da Web Summit :

 

Dia 07 Nov - 14h55
Can technology save us from climate change?

  • Freya Burton (Chief Sustainability Officer, LanzaTech) 

  • Christoph Gebald (Founder & Director, Climeworks) 

  • Jyoti Kirit Parikh (Executive Director, Integrated Research and Action for Development) 

  • Vann R. Newkirk II (Staff Writer, The Atlant)

 

Dia 09 Nov - 16h30

The innovation community's role in solving the climate crisis

  • Al Gore

 

Tenham uma boa semana!

Travellight

6 comentários

Comentar post