Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 14.12.16

ROMA NO INVERNO

Roma... Ahh Roma... É uma cidade linda em qualquer estação.

A maioria das pessoas visita-a entre o final da Primavera e o início do Outono, quando as filas, o transito e o calor estão no seu auge.

 

ROMA 2008 027.jpg

   Fotos: Travellight e H. Borges


Mas sabiam que o Inverno também é uma altura fantástica para visitar esta cidade?

 

Para começar os voos e hotéis ficam mais baratos, depois há muito menos turistas e nós sentimos que Roma é … mais Romana.


Sem as multidões é mais fácil e agradável apreciar as vistas e os monumentos.

 

IMGP0376.jpg

 

Os dias frios e cinzentos dão uma aparência mais dramática a esta cidade barroca. Parece que o mármore fica mais nítido e as cores mais vivas.

 

IMG 2776.jpg

 

Talvez o único período a evitar, para quem gosta de mais calma, são as duas semanas antes do Natal. Os Italianos  tendem a deixar suas compras para a última hora e as lojas e o tráfego da cidade ficam insuportáveis. Mas se estiverem hospedados num lugar central, não dependendo muito de transportes públicos e não estiverem interessados em perder muito tempo a fazer compras então é muito engraçado visitar a cidade nesta época natalícia.

 

IMG 6659.jpg

 

No período que antecede a época festiva, as ruas iluminam-se e os presépios aparecem por todo o lado. Quase todas as igrejas tem um, assim como alguns dos mais importantes espaços públicos de Roma, como a Praça de São Pedro e a Escadaria de Espanha.

 

Para quem viaja com crianças, gosta de doces, artesanato, decorações de Natal e carroceis o Mercado de Natal (Fiera di Natale) na Piazza Navona, é uma paragem obrigatória (o ano passado não se realizou mas este ano está de volta). Outra atracção é a pista de patinagem no gelo no Castel Sant'Angelo; é pequena mas é um espaço super divertido.

 

Dezembro é frio em Roma e por vezes chega a nevar. É uma experiência única ver os símbolos e monumentos da cidade todos cobertos de neve.

 

IMG 5442.jpg

 

Para quem está interessado em fazer uma viagem mais económica, poupando nos voos e alojamento, o Inverno é mesmo uma boa opção para visitar Roma.

 

Se quiserem poupar ainda mais e não tem medo de filas grandes nem se importam de acordar cedo, deixo em baixo algumas dicas para visitar as principais atracções de Roma sem gastar um tostão (a não ser o que tem de atirar na Fontana di Trevi se quiserem lá voltar 😄).


1. No primeiro domingo de cada mês, os monumentos e museus estatais são gratuitos para todos. Isto inclui sítios arqueológicos como o Coliseu, o Fórum Romano, Monte Palatino, Banhos de Caracalla e Ostia Antica; E museus como a Galleria Borghese, Palazzo Barberini e Palazzo di Montecitorio.

 

ROMA 2008 022.jpg

 

Atenção que no primeiro domingo de Janeiro, Roma costuma estar mais cheia que um ovo por isso em atracções como a Domus Aurea convém chegar muito cedo.

Os Museus Capitólinos não estão incluídos nesta “borla” (só são gratuitos para os residentes em Roma).

 

2. Basílica de São Pedro. A Basílica é de entrada livre. Lá dentro não deixem de ver a Pietà de Michelangelo.

IMGP0336.jpg

IMGP0346.JPG

 

3. No último domingo de cada mês os Museus do Vaticano são de entrada livre. O horário de entrada é reduzido (a entrada é entre as 9:00 e as 12:30. Os museus fecham às 14:00). Esperem ver grandes filas na entrada, especialmente em Janeiro.

 

IMGP0369.jpg

 

4. O Panteão. Não se paga nada para entrar neste edifício romano icónico com a maior cúpula de concreto não reforçado já construída.

ROMA 2008 055.jpg

 

5. Façam um tour gratuito. A New Rome Free Tour  realiza um passeio a pé diário no centro histórico.

 

6. Atirem uma moeda na Fontana de Trevi. De acordo com a lenda, isso garante que vão regressar a Roma (comigo sempre funcionou! 😜)

IMGP0378.JPG

 

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook 

 

Tchau!

Travellight

 

 

 

15 comentários

Comentar post