Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Seg | 09.04.18

Pestana Equador | Ilhéu das Rolas

fullsizeoutput_2422.jpeg

  Créditos das imagens: Travellight e H.Borges  

 

O Pestana Equador é a única unidade hoteleira do Ilhéu das Rolas, uma pequenina ilha de São Tomé que fica situada mesmo em cima da linha do equador.

 

Este lugar enquadra-se bem na definição de paraíso e as suas verdadeiras estrelas são a natureza luxuriante e as praias de areia macia.

 

fullsizeoutput_2423.jpeg

fullsizeoutput_2425.jpeg

fullsizeoutput_2426.jpeg

fullsizeoutput_243f.jpeg

 

Localizado a 60 km da capital de São Tomé e Príncipe, o acesso ao ilhéu e ao hotel Pestana Equador, é feito por barco a partir de Ponta Baleia na ilha de São Tomé.

 

fullsizeoutput_2428.jpeg

fullsizeoutput_2427.jpeg


O barco usado pelo Pestana para transportar pessoas para o Ilhéu das Rolas é bastante simples mas parece seguro e cumpre a sua função. Coletes salva-vidas são entregues a todos os hospedes antes do embarque.

 

À chegada, somos recebidos por um simpático funcionário que nos oferece água de coco. Naquele calor sabe maravilhosamente bem!

 

pestanaequador.jpg

 

Na recepção o check-in pode ser um pouco demorado principalmente se chegarem muitos hospedes, mas não vale a pena stressar, afinal pressa para quê? As férias são mesmo para relaxar.

 

Já com as chaves na mão, somos acompanhados por um funcionário que nos mostra todas as áreas do resort e explica as actividades recomendadas.

 

A primeira coisa que chama a nossa atenção é a enorme piscina - a maior piscina de água salgada da costa Oeste Africana.

 

fullsizeoutput_242e.jpegpestanaequador1.jpg

 

O hotel dispõe de acesso directo à praia e é recomendado para quem gosta de praticar mergulho porque o Ilhéu das Rolas oferece um dos fundos marinhos menos explorados, mais diversificados e coloridos do planeta.

 

fullsizeoutput_243a.jpeg

fullsizeoutput_2435.jpeg

fullsizeoutput_2432.jpeg

 

Os quartos são pequenos bungalows de madeira com uma boa área, decoração simples e um agradável alpendre. Tem ar condicionado e wi-fi gratuito (que funciona muito mal).

 

fullsizeoutput_243e.jpeg

PA012680.JPG

 

Existe um restaurante e dois bares. O restaurante é todo aberto por isso tem os seus prós e contras: por um lado tu sentes-te um privilegiado de poder usufruir de uma vista tão maravilhosa enquanto comes, mas por outro, ficas exposto a todo o tipo de bicharocos que existem na natureza - moscas, mosquitos e formigas inclusive.

 

fullsizeoutput_243c.jpeg

fullsizeoutput_243d.jpeg

 

Achei o buffet de pequeno almoço bastante bom assim como as outras refeições incluídas na pensão completa. A comida era simples, mas deliciosa (peixe, legumes, arroz, frutas, doces típicos e pratos São-tomenses como Calulu, banana frita, banana-pão e matabala.)

 

Toda a equipa é amistosa e atenciosa e ajuda na marcação de excursões pela parte Sul de São Tomé. O hotel também oferece passeios gratuitos pelo ilhéu das Rolas e pelo marco do equador.

 

Numa nota menos positiva, gostaria de acrescentar que o hotel já vai precisando de uma renovação. As instalações estão a deteriorar-se e o sentimento geral é de uma unidade hoteleira antiga e ultrapassada. A classificação (e os preços) são de um hotel 4 estrelas mas considera-lo um 3 estrelas superior seria mais realista.

 

Quando chegou a altura de fazer o pagamento o terminal de multibanco não funcionava nem sabiam quando ia ser arranjado e os dados do meu cartão de crédito tiveram de ser transmitidos por telefone para o Pestana São Tomé Ocean & Spa o que achei um pouco desagradável (e inseguro).

 

Reparei também que os turistas que não falavam Português tinham muita dificuldade na comunicação porque ninguém falava Inglês (ou falava muito mal).

 

Apesar destas falhas considero que vale muito a pena conhecer o Ilhéu das Rolas e passar lá pelo menos uma noite (o por do sol e o amanhecer são espectaculares e inesquecíveis) mas atenção, mantenham uma expectativa realista e não esperem perfeição.

 

Eu sabia bem ao que ia por isso relaxei e diverti-me muito 😃

 

Tchau!
Travellight

8 comentários

Comentar post