Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

PEQUENA DECLARAÇÃO DE AMOR À CIDADE DO PORTO

Olá amigos viajantes,

 

A minha amada Lisboa que me perdoe mas uma vez por outra o meu coração é acometido por uma fraqueza e eu sou obrigada a trai-la com o Porto.


Afinal, convenhamos, que melhor amante pode haver?😜

 

P8152253.jpg

Não importa há quanto tempo viajas ou quão longe já foste, vai haver sempre cidades que vão fascinar-te e surpreender-te, no entanto, muito poucas vão conseguir capturar o teu coração de uma forma definitiva - para mim o Porto é uma dessas cidades e um fim de semana aqui recorda-me sempre disso.

 

Com as suas pontes e um centro histórico que é Património Mundial da UNESCO, o Porto moderno ainda é uma cidade muito antiga e arquitecturalmente espectacular. É onde o Douro se encontra com o Atlântico.

 

Os encantos do Porto são tão subtis quanto as nuances de um porto Tawny envelhecido, que gostamos de saborear bem devagar. É uma cidade cheia de alma!

 

P8152272.jpg

P8152276.jpg

P8152278.jpg

O centro histórico é compacto e fácil de fazer a pé num único dia, mas nem por isso faltam coisas lindas para ver: uma visita à igreja de São Francisco tira-nos o fôlego, a estação de São Bento encanta-nos com os seus belos painéis de azulejo. E depois temos a Livraria Lello, a igreja do Carmo e das Carmelitas, o Café Majestic, etc, etc … enfim, a lista é imensa.

 

Azulejos_(Estação_de_São_Bento)_(14007330285).j

 

Alguém uma vez disse-me que o Porto é grande o suficiente para ser interessante e suficientemente pequeno para ser íntimo e esta afirmação define exactamente aquilo que eu sinto pela cidade.

 

P8152271.jpg


A área ribeirinha com suas casinhas coloridas parece um cartão postal e é uma das imagens clássicas da cidade. Podem dizer que é demasiado turística hoje em dia, mas eu pessoalmente ainda a adoro.

 

 

De dia é muito animada com os seus restaurantes e cafés com esplanadas onde podemos sentar-nos para comer uma boa refeição, beber um copo de vinho ou simplesmente um café, enquanto observamos o Douro e os típicos barcos  rabelos.

 

 

E à noite quando as luzes da ponte D. Luis se acendem? Ahh... é tão romântico!😍

 

Com a nova ponte aérea Lisboa-Porto da TAP e voos de companhias low cost a preços mais baixos que um bilhete de comboio, desculpas não me faltam para trocar Lisboa pelo Porto num qualquer fim de semana. 😃

 

Para os que partilham a minha paixão pela Invicta e para os que ainda não tiveram oportunidade de a conhecer, deixo em baixo uma sugestão de roteiro para o fim de semana perfeito na cidade:

 
Sábado

Comecem o dia bem cedo com um passeio pelo Cais da Ribeira e maravilhem-se com a Ponte Dom Luís I obra desenhada por Gustave Eiffel. Observem o casario colorido, o rio Douro e os barcos rabelos que eram usados para transportar as pipas de vinho do Porto do Alto Douro até Vila Nova de Gaia.

 

Caminhem depois até à igreja barroca de São Francisco e apreciem o seu interior todo decorado a talha dourada. 

Visitem o Palácio da Bolsa e a estação ferroviária de S. Bento.

 

Descansem no Majestic, esse belo café Art Nouveau, e provem as rabanadas, uma das especialidades da casa. Elas são envoltas num suave creme de ovos e frutos secos - absolutamente deliciosas! 😋


Sigam depois para o Mercado do Bolhão. Apesar do local estar bastante degradado ainda merece, no meu entender, uma visita. É um espaço icónico do Porto e um bom sitio para comprar produtos típicos, iguarias e recordações da cidade.

 

Ao almoço provem uma Francesinha n’ A Regaleira na Rua do Bonjardim. Este restaurante afirma ser o lugar onde o prato foi inventado.

 

Na parte da tarde subam a torre dos Clérigos para uma vista panorâmica da cidade e visitem a Livraria neogótica Lello na Rua das Carmelitas.

IM000305.JPG

Dirijam-se de seguida às caves do vinho do porto no lado de Vila Nova de Gaia e escolham um passeio e uma degustação em qualquer uma delas (Taylor, Graham, Sandeman…)

 

Jantem no The Yeatman. Não é barato, é verdade, mas a comida é deliciosa, o serviço impecável e a vista imbatível.

 
Domingo

 

Façam um passeio de barco ao longo do Rio Douro. O Porto Douro oferece muitas opções.

P8152269.jpg

Ou visitem a Fundação Serralves. Aqui encontram um dos melhores museus de arte contemporânea da Europa,

uma casa Art Deco, lindos jardins e uma quinta.

 

IM000281.jpg

 

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

 

Tchau!

Travellight

 

 

4 comentários

Comentar post