Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

O PARQUE VIGELAND

Olá amigos viajantes!

 

Eu sou uma verdadeira apaixonada por escultura principalmente por escultura que retrata as emoções humanas, como devem ter percebido pelo meu post sobre o museu Rodin, por isso o Parque Vigeland, em Oslo, na Noruega fascina-me.

IMG_2152.JPG


Considerado o maior parque de esculturas do mundo criado por um único artista - Gustav Vigeland - este parque é uma das atracções turísticas mais populares da Noruega.

 

Aberto aos visitantes durante todo o ano, o parque, construido entre 1939 e 1949, tem mais de 200 esculturas em bronze, granito e ferro forjado.

fullsizeoutput_f5f.jpeg

IMG_2126.JPG

IMG_2142.JPG

 

As figuras esculpidas captam as relações humanas e a sua essência.

São estudos sublimes do corpo humano em toda a sua simplicidade gloriosa - homem, mulher, criança, jovem e velho.

 

IMG_2219.jpg

 

IMG_2224.jpg

IMG_2228.jpg

IMG_2229.jpg

 

Em toda a colecção as figuras humanas estão nuas, em poses e situações variadas - das mais quotidianas às mais surreais - desde um casal a abraçar-se ou uma criança a fazer uma birra até a um homem lutando (inexplicavelmente) contra um conjunto de bebés.

 

Todas as esculturas transmitem movimento, sensibilidade e emoções. Transmitem carinho, amor, raiva, irritação... são fortes, mexem connosco.

fullsizeoutput_f60.jpeg

IMG_2225.jpg

 

IMG_2222.jpg 

As esculturas estão divididas em 5 grupos: o Portão Principal, a Ponte, a Fonte, o Monólito e a Roda da Vida

fullsizeoutput_f62.jpeg


A Fonte, por exemplo, é um dos mais notáveis trabalhos que podemos observar no parque.

 

É uma estrutura magnífica cercada por 20 estátuas, cada uma representando um estágio diferente da vida humana, da infância à morte.

 

IMG_2220.jpg

 

Mas o monólito, Situado num planalto elevado acima do parque, é talvez a figura central de toda a instalação. Como o nome sugere, a escultura é um monólito, esculpido numa enorme coluna de granito de 46 metros de altura e retrata 121 figuras subindo e lutando entre si para chegar ao topo.

IMG_2122.JPG

IMG_2127.JPG 

Gustav Vigeland, foi um dos mais célebres escultores da Noruega, nasceu em 1869 e visitou várias vezes o estúdio de Rodin em Paris, notando-se claramente a influencia do grande mestre na sua obra.. Todas as peças presentes no parque foram modeladas em barro pelo próprio Vigeland, e são preservadas até hoje no museu do parque.

 

Num dia de sol imensas famílias vem aqui passear com os filhos e muitas creches trazem os bebés aqui para dar uma voltinha, é muito engraçado ver os carrinhos cheios de bebés a espreitar as esculturas 😄

IMG_2105.JPG

 

Este parque é, quanto a mim, um dos mais belos passeios que podemos fazer em Oslo 

fullsizeoutput_f64.jpeg

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

 

Tchau!

Travellight

9 comentários

Comentar post