Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

MYKONOS

Olá amigos viajantes!

 

Vocês sabiam que a Grécia tem mais de 6.000 ilhéus e ilhas das quais somente 227 são habitadas e apenas 78 possuem mais de 100 habitantes? É verdade, é muita coisa para conhecer 😀

 

Cada ilha grega tem algo diferente para oferecer e cada uma tem a sua própria personalidade, estilo de vida, tradições e costumes. Hoje vou falar um pouco de uma das minhas preferidas - Mykonos!

header1.jpg 

 

Ao chegar em Mykonos, é difícil imaginar que esta ilha já foi a mais árida e pobre das ilhas gregas.

 

IMGP7375.jpg

 

Frequentemente referida como a "Capri'  Grega por causa das suas belas praias ou a 'Ibiza' do Mar Egeu por causa do clima de permanente festa, Mykonos goza, por ano, de cerca de 300 dias de sol e tem uma temperatura média de 27 graus, por isso acho que era apenas uma questão de tempo até se transformar na ilha mais popular da Grécia para casas e hotéis de luxo.

 

hippie-ambiance6.jpg

avaton-view.jpg

 

 

Chora, o centro da vila de Mykonos é um dos melhores exemplos de arquitectura das Cíclades (ilhas que formam um círculo à volta da ilha sagrada de Delos) e é um labirinto de ruas e becos por onde vocês vão adorar perder-se.

 

 

IMGP7386.jpg

Fotolia_66920673_M-200x300.jpg

 

 

Enquanto estiverem perdidos aproveitem para encontrar bons restaurantes, igrejas tradicionais, lojas de roupa, jóias e artesanato e ainda um pelicano chamado Petros, mascote da ilha. 

 

IMGP7377.JPG

 

Diz a lenda que há mais de 60 anos atrás, um pescador de Mykonos encontrou um pelicano ferido. Ele ficou com tanta pena do pobre pelicano que decidiu cuidar dele. Quando o pássaro recuperou a sua força o pescador resolveu libertá-lo mas, surpreendentemente, o pelicano não quis ir-se embora e fez de Mykonos a sua casa. Com o passar do tempo o Petros - nome com que baptizaram o pelicano -  tornou-se o centro das atracções e uma celebridade na vila. Quando morreu toda a Mykonos entrou em luto e, segundo contam, foi Jackie Kennedy Onassis quem doou outro pelicano à ilha e criou a tradição de substituir o pelicano sempre que a mascote da vila morre.

 

IMGP7360.jpg

 

Mykonos tem mais de 20 praias e a melhor maneira de as explorar todas é alugar uma scooter e fazer a volta à ilha para descobrir qual é a que gostamos mais😃

 

IMGP7309.JPG

 

IMGP7299.JPG

IMGP7302.jpg

 

A praia Agios Sostis, por exemplo, é uma das praias que só conseguimos descobrir desta maneira. Está entre as mais tranquilas e bonitas praias da ilha, talvez devido à sua localização (no norte-oeste da ilha) que é um pouco longe das praias mais populares do sul de Mykonos. 

 

2.jpg

A praia é linda, um verdadeiro sonho mediterrânico, com águas azuis claras e areia macia, dá ideia que a qualquer momento vai sair do mar aquele Deus grego do anuncio da Dolce e Gabbanna Light Blue (meninas vocês sabem do que estou  a falar certo? 😜) .

  

3.jpg

 

Não há qualquer transporte público para esta praia por isso para lá chegar os visitantes tem de ir de carro, ou motorizada e depois descer a pé por um pequeno caminho.

 

O passeio vale muito a pena, e como bónus, no caminho para a praia, ainda descobri um pequeno restaurante escondido - o Kiki's Tavern- (que depois me disseram ser um local muito conhecido) onde aconselho vivamente que parem para descansar e experimentar a deliciosa cozinha tradicional grega😋. 

 

kikis-tavern.jpg

  Restaurante simples, barato, com uma vista brutal e comida deliciosa 

 

Agora amigos, se e há um local em Mykonos que vos vai fazer cair de amor pela ilha, esse lugar é Little Venice😍

 

Fotolia_103716567_L.jpg

   Little Venice é um dos lugares mais românticos de toda a Ilha!

 

Este bairro cheio de casas pitorescas caiadas de branco, com varandas coloridas e literalmente situado na beira do azul mar Egeu tem um encanto muito especial e um pôr do sol maravilhoso! 

 

Não admira por isso que Little Venice esteja hoje entre os bairros turísticos mais fotografados de toda a Europa.

 

Algumas das bonitas casas que pontilham a baía podem ser alugadas por turistas. Nunca lá fiquei mas deve ser uma experiência e tanto podermos sentar-nos com a nossa bebida favorita na varanda de uma dessas casas e ficar a observar as ondas a baterem nas rochas abaixo de nós, os moinhos de vento ao longe e a animação das gentes que enchem as ruas e os restaurantes do bairro. 

 

PA163759.JPG

 

Muitos artistas estabeleceram-se em Little Venice o que ajudou a criar a sua aura de magia, muitos deles nas suas obras de arte, gravuras e pinturas promoveram o bairro no resto do mundo.

 

Por aqui encontramos uma grande variedade de opções de entretenimento que vão desde as discotecas e bares da moda até galerias de arte com permanentes exposições de artistas locais.  

 

IMGP7381.JPG

 

10 coisas que não podem deixar de fazer em Mykonos:

  1. Visitar o Museu Arqueológico  
  2. Explorar as diferentes praias da Ilha 
  3. Vaguear por Little Venice
  4. Tirar fotografias aos famosos moinhos de vento da ilha
  5. Visitar a histórica igreja de Paraportiani
  6. "Mergulhar" na vida nocturna da ilha
  7. Visitar a Rarity Gallery (uma das melhores galerias de arte da cidade)
  8. Provar a cozinha grega local
  9. Fazer um cruzeiro até à ilha de Delos 
  10. Visitar o museu do Mar Egeu

 

Já tiveram oportunidade de visitar as Ilhas Gregas? Se sim qual foi a vossa preferida?

 

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram ou no Facebook

 

IMGP7239.JPG

Tchau!

Travellight

 

 

 

 

13 comentários

Comentar post