Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

MDINA - A CIDADE SILENCIOSA

Olá amigos viajantes,

 

Se vocês são fãns da série Guerra dos Tronos talvez já tenham ouvido dizer que parte da série foi filmada em Malta, e algumas cenas foram gravadas na cidade de que vos vou falar hoje - Mdina

 

Malta-Views-_-Mdina-1.jpg

 

Mdina é um local único de incrível valor histórico, é um lugar mágico, onde a idade moderna parece muito longe.

É definitivamente (a meu ver é claro) a cidade a visitar quando se viaja para Malta😊

 

PA070472.JPG

Esta pequena cidade medieval situada no ponto mais alto da ilha de Malta teve ao longo da história muitos nomes: Maleth pelos fenícios, Melita durante o tempo dos romanos, Mdina durante a ocupação árabe e Citta 'Vecchia (a cidade antiga) ou Citta' Notabile (cidade nobre) pela a nobreza de Malta, descendente de senhores feudais Normandos, Sicilianos e Espanhóis.

 

Conta-se que o Apóstolo São Paulo chegou a Mdina depois do seu navio que ia em direcção a Roma ter sido destruído numa grande tempestade. Os sobreviventes da tragédia nadaram para terra e foram bem recebidos pelos moradores da ilha de Malta que foi assim uma das primeiras colónias romanas a converter-se ao cristianismo.

 

Este facto é visível nas dezenas de igrejas e catedrais que encontramos em todo o lado desta pequena cidade

 

3637740093_ee059dcfdb_o.jpg

PA070476.JPG 

Embora certos artefactos em Mdina possam ser datados até a 4000 anos atrás, a maioria dos edifícios hoje de pé são do século XVI e XVII porque infelizmente, a maioria da arquitectura anterior foi destruída por um tremor de terra  em 1693. Mesmo as grandes catedrais tiveram de ser reconstruidas e modificadas. Por isso a maioria do que vemos actualmente tem forte influência europeia barroca e medieval.

 

PA070482.jpg

 

 

As casas são em pedra maltesa com típicas portas e janelas coloridas em madeira e varandas. As ruas são estreitas e  fazem lembrar algo entre uma pequena cidade italiana e Jerusalém mas com muito menos barulho e muito menos pessoas.

 

PA070484.jpg

Aliás aquilo que eu mais gostei em Mdina foi a paz e o silêncio da cidade. Não é à toa que esta cidade Património Mundial da UNESCO é conhecida como a "Cidade Silenciosa" .

 

Claro que há turistas, muitos até, mas a forma como a cidade está construida e organizada faz dela um local muito silencioso.  A maioria dos restaurantes e cafés estão escondidos em pátios interiores. Muitos edifícios não têm sequer  janelas para o exterior nos andares térreos e o estacionamento só é permitido a residentes por isso há poucos carros e nenhum transito (que eu tenha-me apercebido).

 

Desta forma é uma experiência deliciosa e serena vaguear pelas ruas estreitas, labirinticas e pitorescas desta cidade medieval cheia de encanto onde antigos edifícios adquirem um tom rosado à luz do sol  

PA070466.jpg

Espreitar por entre muros e paredes permite-nos descobrir a qualquer momento um charmoso restaurante ou café com uma bonita esplanada num pátio interior mantido fresco pela sombra de árvores de fruto. 

 

Nos portões da cidade há carruagens puxadas por cavalos que podemos alugar para fazer um passeio pelas ruas de Mdina. É uma experiência que para românticos como eu é inesquecível 😍

 

 IMG-20151018-WA0060.jpg

 

10 coisas que não podem deixar de fazer em Mdina:

 

1. Visitar o Museu de História Nacional 

 

2. Perderem-se nas ruas secundárias, seguir por um beco e ver até onde ele nos leva

 

3. Visitar a Catedral de São Paulo, também conhecida como a Catedral de Mdina (diz-se que este foi construído no local onde o governador romano encontrou São Paulo quando ele naufragou em Malta).

 

4. Conhecer o Palazzo Falzon, também conhecido como a casa Norman, é um palácio medieval construído em 1495 decorado no estilo siciliano.

 

5. Visitar o Museu da Catedral 

 

6. Parar no café /restaurante  Fontanella para descansar no magnifico terraço e comer uma pizza ou um bolinho caseiro

 

7. Ver o portão principal (onde algumas cenas da Guerra dos Tronos foram filmadas) e a vista a partir das muralhas que circundam a cidade.                                                                       PA070447.jpg

8. Visitar o Palazzo de Santa Sofia (um dos mais antigos palácios de Malta e o edifício medieval mais bem preservada de Mdina).

 

9. Fotografar as portas tipicamente Maltesas

 

10. Visitar A Domus Romana para ver os pisos em mosaico do séc.I e todos os outros vestígios arqueológicos do Império Romano.

 

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

 IMG-20151018-WA0064.jpg

Tchau!

Travellight

 

 

2 comentários

Comentar post