Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

HOI AN - A CIDADE DAS LANTERNAS

Olá amigos viajantes!

 

De todos os lugares que visitei no Vietname a cidade de Hoi An foi aquele que mais tocou o meu coração.

Week9_HoiAn_1 (2).jpg

Esta pequena localidade, património da Humanidade, é pintada em tons de amarelo, tem uma ponte japonesa, templos antigos e uma arquitectura de influências coloniais chinesas e europeias.

15-Photos-That-Will-Make-You-Want-To-Visit-Hoi-An_

Hoi-An é um excepcionalmente bem-preservado exemplo de um porto comercial do Sudeste Asiático, datando dos séculos XV a XIX (wikipedia).

tfd_20150507_ho an - ben thuyen.jpg

 

Outro dado importante para mim sobre esta cidade, e que muitos talvez não tenham conhecimento, é que um dos primeiros europeus a visitar a cidade foi o explorador Português António de Faria, que ancorou no Porto de Da Nang em 1535 e foi um dos primeiros ocidentais a escrever sobre a área.

 

Através de sua influência, os navios portugueses começaram a parar regularmente em Hoi An, que na altura era um porto muito mais importante do que Da Nang.

 

Olhando com atenção ainda conseguimos ver algumas fachadas com clara influência Portuguesa.

 

DSC_0626.jpg

Tendo viajado tanto pelo mundo já não devia surpreender-me por encontrar referências Portuguesas em todos os cantos, mas às vezes ainda fico impressionada, e isso enche-me de alegria 😊

 

Um passeio ao entardecer, pelas margens do rio, ladeado de palmeiras, enquanto ouvia o barulho e a animação dos mercados locais fez-me sentir bem e abrir um sorriso de orelha a orelha.😃

IMGP7712.jpg

O Mercado Central de Hoi An é uma mistura caótica de compradores, vendedores, aves de capoeira vivas e viajantes curiosos. Vende-se de tudo, desde lanternas de seda a lembranças e quadros.

IMGP7703.JPG

IMGP7669.jpgIMGP7704.JPG

Hoi An é também conhecido pelos seus alfaiates e pelas roupas feitas sob encomenda.

 

Pela cidade há literalmente centenas de lojas de alfaiate que fazem roupa sob medida e entregam em tempo recorde - segundo me disseram, modelos simples são entregues de um dia para o outro.

 

Nas lojas podemos escolher o modelo que mais gostamos e se o que vemos no manequim não nos servir, eles tiram as nossas medidas e entregam-nos o vestido no dia seguinte. 

DSC_0836-e1454606864421-683x1024.jpg

Em Hoi An encontramos muitos restaurantes que servem  pratos locais com ingredientes frescos. A comida no Vietname é incrível, mas ainda assim uma das melhores refeições que fiz no país foi aqui!

 

Hoi An tem a sua própria tradição culinária e existem vários pratos que são específicos da cidade, como o cao lau, que é uma sopa de noodles com carne de porco, vegetais e croutons crocantes. 

maxresdefault.jpg

O ritmo da cidade não abranda quando o sol se põe, e à noite há música e dança ao longo da frente ribeirinha e depois há aquilo que para mim foi o momento mais especial da minha visita a Hoi An, aquele que eu vou guardar para sempre com carinho na minha memória - a cerimonia de colocar lanternas de papel com velas a flutuar no Rio Thu Bon e ao mesmo tempo pedir um desejo.

 

Full-Moon-Festival.jpg

Há muitas pessoas e crianças que vendem estas lanternas. Eu comprei a uma idosa que me deu a entender que ainda não tinha vendido nenhuma naquela noite, - acho que por já ter dificuldade de andar atrás dos turistas - e ela ficou tão contente com a minha compra que me abraçou forte e quis tirar uma foto comigo, ela não falava bem Inglês e comunicamos mais por sinais do que por palavras mas foi um momento tão bom😊.

IMGP7641.jpg

Depois fomos até à margem do rio e ela ensinou-me como colocar a lanterna a flutuar. No local onde estavamos as margens eram altas em relação ao rio, por isso era preciso uma "vara" especial para o conseguir fazer.

Depois de ela me mostrar o processo, fiz o meu pedido e entreguei a lanterna ao rio ficando a vê-la partir, levando a minha secreta esperança consigo, no meio de uma centena de outras pequenas luzinhas, de outras tantas pessoas ... lembro-me te ter sentido muita paz naquele momento...

lantern-in-river.jpg

As lanternas coloridas estão por todo o lado na cidade de Hoi An e disseram-me que todos os meses, no dia de lua cheia, as luzes eléctricas são desligadas e o lugar fica iluminado apenas pelas lanternas de papel.

Não tive a sorte de presenciar isto mas acredito que deve ser lindo!

             

 IMGP7702.jpg

E aí está, o meu relato de Hoi An, espero que tenham gostado 😊IMGP7716.jpg

Sigam as minhas mais recentes aventuras no Instagram ou no Facebook 

 

Tchau!

Travellight

 

 

6 comentários

Comentar post