Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Ter | 27.12.16

Hogmanay | Uma Passagem de Ano à Moda dos Escoceses

Já tive a sorte de passar o Ano Novo em diferentes lugares e cidades, mas o mais memorável foi sem dúvida Edimburgo. Porquê? Bem, porque acho que nenhuma outra nação do mundo celebra o Ano Novo com tanto entusiasmo e paixão quanto a Escócia!

IMG_1150.jpg

Com origem em tradições Vikings, Hogmanay, a versão escocesa de Passagem do Ano, não é um evento de apenas uma noite. Não, em Edimburgo os festejos e actividades duram na verdade quase uma semana (não há fígado que aguente 😜).

Há concertos, uma procissão com tochas, vários fogos de artifício e uma grande festa de rua.

IMG_1148.jpg

Apesar de vários outros eventos decorrerem antes, a celebração de Hogmanay propriamente dita começa no dia 30 de Dezembro com uma procissão de tochas em que participam milhares de pessoas.

IMG_1246.jpg

Nessa noite (muito fria), os locais e os visitantes reúnem-se e caminham pelo centro da cidade de Edimburgo com tochas nas mãos! A multidão é liderada pelos Up Helly Aa Vikings e seguida por uma multidão barulhenta e animada.

A procissão começa na Ponte George IV, circunda a Princes Street e prossegue até Carlton Hill, onde culmina com uma grande fogueira e a exibição de um monumental fogo de artificio.

IMG_1152.jpgIMG_1149.jpg

A atmosfera é surreal! O fogo de artificio sobre o velho Castelo de Edimburgo, toda aquela multidão com tochas flamejantes, a fogueira… Não fosse toda a gente andar de smartphone na mão a fotografar, quase podíamos acreditar que tenhamos voltado à Idade Média ou aterrado numa antiga vila Viking.

IMG_1151.jpg

Vários palcos são montados pela cidade de Edimburgo para cantores e DJ’s actuarem. O mais importante é o Concert in the Gardens com música ao vivo, entretenimento, DJs, telas gigantes e bares ao ar livre. Também podes ouvir música e ver dança tradicional escocesa em palcos mais pequenos.

IMG_1153.jpg

Quando o relógio atinge a meia-noite do dia 31 de Dezembro, novo fogo de artificio é lançado e toda a gente dá as mãos para cantar “Auld Lang Syne”- uma canção tradicional escocesa que se transformou num hino ao Ano Novo.

É conhecida popularmente como "The Song that Nobody Knows"' (A Música que Ninguém Conhece) porque, apesar de sua melodia ser muito conhecida, poucos conhecem a letra da canção até o final 😜.

Por fim, se o final do Ano Velho não for louco o suficiente, podemos sempre começar o Ano Novo de forma mais louca ainda.

Em Queensferry uma pequena cidade perto de Edimburgo, no primeiro dia do ano, as pessoas vestem-se de forma extravagante e encontram-se para participar no Dookers Paradee que percorre as ruas da cidade e termina com um mergulho nas águas geladas do Rio Forth! O evento é chamado o Loony Dook, e é uma tradição muito antiga.  

Eu preferi ficar a dormir😄.

visitscotland_40068606760-1Foto: visit.scotland.com

Em grande medida Hogmanay surpreendeu-me. Não gosto de grandes multidões e confusões e um grande festival de rua com álcool à mistura não me atraía muito e até assustava-me um pouco. Mas fiquei grata aos amigos que insistiram que tivesse esta experiência porque apesar de toda a multidão que se junta nas ruas parecer caótica, o melhor de Hogmanay e de Edimburgo são os escoceses!

A atmosfera é acolhedora e até educada. Consegui não ser empurrada uma única vez (coisa comum em eventos que juntam muita gente, porque sou baixinha e a maior parte das vezes ninguém me vê 😔).

As pessoas bebiam muito (como em qualquer passagem de ano) mas não assisti a nenhum episódio desagradável.

Enfim, não tenho nada de mal a dizer, foi fantástico!

É uma passagem de ano diferente que aconselho a todos. Pelo menos uma vez na vida!

 

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook 

 

Tchau!

Travellight

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.