Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

Qua | 21.02.18

EXPLORAR OS 5 SENTIDOS EM ISTAMBUL

Muitas vezes as melhores lembranças que trazemos de uma viagem são as que associamos aos nosso sentidos. Toque, cheiro, som, visão e paladar, cinco maneiras fantásticas de tornar um lugar inesquecível.

 

Detalhes como o cheiro de jasmim que nos leva de volta àquele SPA na Tailândia ou o som de um sucesso pop que nos recorda uma noite quente de Verão em Ibiza ou ainda o sabor de um tagliatelli que nos transporta directamente para Italia…

 

Quase todas as cidades proporcionam algum tipo de lembrança deste género, mas algumas conseguem agregar de forma perfeita uma multiplicidade de experiências sensoriais.

 

Istambul é um desses lugares. É uma cidade tão estimulante que nos obriga a usar todos os nossos sentidos e provoca emoções e memórias que nunca mais esqueceremos.

 

fullsizeoutput_22ac (1).jpeg

  Fotos: Travellight e H. Borges

 

Percorrer as suas ruas e mercados é deixarmos-nos envolver pelo cheiro que emana das especiarias e acorda o nosso olfacto, é despertar a nossa curiosidade pelas cores exuberantes de candeeiros, bijuterias, tecidos e porcelanas...

 

temperos

istambul.jpg

 

lanternas turcas

 

Perto do Grande Bazar encontramos a Mehmet Efendi - a mais antiga empresa de torrefacção de café de Istambul - que enche toda a rua com o delicioso aroma de grãos de café recém torrados e moídos… é tão agradável 😊

 

café turco

 

Nas lojas de tapetes exercitamos o sentido do tacto. Somos encorajados a tocar verdadeiras obras de arte tecidas pacientemente por engenhosos artesãos.

 

istambul2.jpg

 

O nosso sentido de visão também não fica desapontado quando o sol da manhã ilumina a Mesquita Azul e permite ver com detalhe toda a beleza dos milhares de intrincados azulejos que adornam as paredes internas e dão à Mesquita o seu nome.

 

Mesquita AzulIstambul3.jpg

 

Podemos ouvir a cidade por todo o lado, no bazar, nas ruas, no chamamento para a oração, na música que acompanha as danças típicas e ultimamente até nas manifestações políticas.

 

Uma experiência sensorial única em Istambul é assistir à dança dos Dervixes, também conhecidos por Mevlevi – que usam a música e a dança “em pião”, como um meio para abandonar o corpo e unir-se de forma mística a Deus.

 

Os movimentos, as roupas dos dançarinos, a música tocada, tudo exalta os nossos sentidos e cria um espetáculo incrível e inesquecível.

 

dançarinos turcos


Mas o melhor de tudo são os sabores de Istambul! São uma festa para as nossas papilas gustativas!

 

fullsizeoutput_22aa.jpeg

 

Não há como começar o dia comendo bal kaymak, servido com mel doce e pão turco macio acompanhado com uma chávena de chá de maçã e especiarias ou então de um sumo de romã fresco.

 

bal-kaymak.jpg

 

Lahmacun - também conhecida como a pizza Turca - é o almoço perfeito, e para o jantar, as escolhas são infinitas. Kebab não é apenas um prato, mas uma variedade de pratos à base de carne na cozinha turca, e inclui não apenas carnes grelhadas e espetadas, mas também guisados ​​e caçarolas.

 

 

Lahmacun.jpgIstambul4.jpg

 

E para a sobremesa? delicias turcas, baklava ou hakiki (gelado turco)..

 

Istambul5.jpg

 

Istambul é sem dúvida um destino para os 5 sentidos! 😃

 

Sigam as minhas viagens mais recentes no Instagram e no Facebook

 

Tchau!
Travellight

4 comentários

Comentar post