Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

DESCOBRINDO O MELHOR DA ANDALUZIA I A CIDADE DE MÁLAGA

Olá amigos viajantes,

 

Hoje vou levar-vos até Málaga!

fullsizeoutput_1082.jpeg

 

Apesar de esta ser a sexta maior cidade da Espanha, quando passeamos pelas suas ruas parece que estamos a visitar uma pequena e charmosa vila que nos encanta com a sua história, cor e cultura.

Málaga é como um presente que nos dá gosto desembrulhar.

IMG_2366.JPGfullsizeoutput_1083.jpeg

 

P1280510.JPG

 

Há tanto para ver, provar e sentir… Picasso nasceu aqui (o António Banderas também 😜); A oferta cultural é muito boa, há museus, exposições, instalações artistas plásticos na rua e murais lindos pintados nas paredes.

 

P1280511.JPG

fullsizeoutput_1084.jpeg

fullsizeoutput_1090.jpeg

P1280727.JPG

fullsizeoutput_108d.jpeg

fullsizeoutput_1092.jpeg

P1280740.JPG

 

Durante o dia temos ainda as praias (que mesmo no Inverno são agradáveis para passear); À noite a vida nocturna é animada e há muita escolha de bons restaurantes para comer e beber.

 

 

img2761.jpg

 

Para além disso tudo a cidade é também conhecida por ter mais de 300 dias de sol por ano. Eu pude comprovar que isso deve ser verdade pois no final do mês passado quando a visitei, desfrutei de um maravilhoso e solarengo fim de semana.

16 graus em Janeiro não é nada mau! 😀

 


O centro da cidade é rico em património histórico. Por todo lado encontramos edifícios interessantes, carregados de memórias passadas.

fullsizeoutput_1085.jpegfullsizeoutput_1081.jpeg

P1280655.JPG

 

A Catedral da cidade é belíssima e tem interiores extraordinários (apesar de eu achar que 5 € para a visitar é um pouco puxado).

 

Devido a um período muito longo de construção (cerca de 200 anos), a catedral incorpora vários estilos, desde o renascentista, ao barroco e ao neoclássico.

 

fullsizeoutput_1086.jpeg

fullsizeoutput_1087.jpeg

fullsizeoutput_1088.jpeg


Disseram-me que o plano original era a catedral ter duas grandes torres, mas o dinheiro “acabou” e só uma foi terminada, daí ela ser conhecida pelos locais como “La Manquita” (a que só tem um braço).

 

Outras obras que impressionam são o Teatro Romano, que com cerca de 2000 anos é o monumento mais antigo de Málaga; A Alcabaza - uma enorme e bem preservada fortaleza moura do séc. VI, e que tem talvez, a melhor vista de Málaga e o Castelo de Gibralfaro, construído no séc. XIV para proteger a fortaleza que na altura funcionava como Palácio.

 

fullsizeoutput_1091.jpeg

P1280818.JPG

 

Para quem gosta de provar um bom vinho, Málaga é uma cidade sedutora e que não desaponta. Tavernas tradicionais, como A Antigua Casa de Guardia e a Bodega El Pimpi são um ícone na vida cultural e social de cidade e um dos melhores lugares para experimentar o vinho doce, feito a partir de uvas Moscatel e produzido na região desde o tempo dos Romanos.

 

P1280697.JPG

 

Como já disse antes Málaga é o berço de Pablo Picasso, e há dois museus na cidade que o homenageiam: O Museu Picasso, situado no Palácio Mudéjar de Buenavista, que exibe o progresso de Picasso desde a sua juventude até à sua morte em 1973, e a casa onde Picasso nasceu e cresceu na Praça da Merced que exibe itens da vida quotidiana, fotografias, documentos e as obras de seu pai (que também era pintor).

 

P1280658.JPG

P1280666.JPG

 

fullsizeoutput_1089.jpeg

 

Outro museu imperdível é o CAC ( Centro de Arte Contemporânea). Tem entrada gratuita e uma exposição permanente muito interessante. Como exposição temporária está actualmente uma retrospectiva da obra de Mark Ryden, pintor surrealista pop norte americano, que adorei de tal forma que vou ter de fazer um post dedicado só a esta exposição muito em breve.

 

fullsizeoutput_109b.jpeg

fullsizeoutput_109c.jpeg

fullsizeoutput_109d.jpeg

 

O Mercado central de Málaga (Mercado Central de Atarazaras) merece igualmente uma visita. Foi inaugurado em 1879, depois de ter sido construído no que foi outrora um pátio de reparação naval e mais tarde um hospital cristão. Em 2008, foi remodelado. Tem tectos deslumbrantes e um grande vitral na entrada. Lá dentro, como em qualquer mercado, encontramos uma explosão de cores e cheiros, com frutas frescas, queijos e enchidos a despertarem as nossas papilas gustativas e apetite.

P1281083.JPG

 

O Passei Espanã - um parque que conecta a Málaga velha com a nova Málaga - proporciona uma bela caminhada por entre plantas exóticas e pássaros coloridos. Os papagaios fazem um chinfrim terrível mas são muito bonitos de observar.

 

fullsizeoutput_1094.jpegP1280820.JPG

 

Por fim falta referir o Porto de Málaga, um dos mais antigos da Europa e que há alguns anos foi transformado num centro de recreação e comércio.

 

 

fullsizeoutput_1096.jpeg

fullsizeoutput_1098.jpeg

 

Lojas, restaurantes, gelatarias e bares alinham-se em frente à baía permitindo aos locais e aos visitantes aproveitar bem o sol nas esplanadas.

 

Duas obras que se destacam no Porto são uma pérgola projectada pelo arquitecto Jerónimo Junquera e um cubo colorido, que faz parte do Centro Pompidou.

 

fullsizeoutput_1097.jpegfullsizeoutput_1095.jpeg

 

Espero que tenham gostado deste passeio virtual por esta bela cidade!

 

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no facebook.

 

Tchau!
Travellight

2 comentários

Comentar post