Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

COMO SER O INDIANA JONES POR UM DIA

Olá amigos viajantes,

Hoje vamos outra vez para mais longe, vamos para Petra, na Jordânia!

IMGP6684.JPG 

Eu acho que a primeira vez que vi uma imagem de Petra foi na "Última Cruzada", um filme da trilogia Indiana Jones - o cenário era tão fantástico que deixou-me maravilhada! - Desde então que ambicionava lá ir.

IMGP6734.jpg 

Ainda levou alguns anos e uma telenovela brasileira chamada "Viver a Vida" (sim, eu vejo telenovelas ) com cenas inspiradoras filmadas em Petra para eu decidir que não podia esperar mais, eu tinha que visitar esse lugar incrível!

IMGP6606.jpg 

Quando vocês pensam em Petra aposto que a imagem que vos vem imediatamente à mente é a de um edifício esculpido na rocha, certo? Pois bem, esse edifício é chamado "O Tesouro". mas Petra é muito mais do que isso - Petra é considerada uma das Novas Maravilhas do Mundo e o destino turístico número um da Jordânia.

Quando chegamos lá entendemos facilmente  porquê.

IMGP6622.jpg

Petra é um lugar que nos transporta para outra época e para outro tempo, palavras como "surreal", um "sonho" e "espectacular", vem facilmente à cabeça quando estamos a tentar descrevê-la aos nossos amigos.  

IMGP6737.JPG

IMGP6602.JPG

O Siq, um impressionante e estreito desfiladeiro que nos conduz à entrada da cidade perdida, é como uma máquina do tempo - como se nós ao atravessa-lo a pé ou num carro puxado por cavalos ou burros sentíssemos o tempo a voltar para trás e então. .. quando pouco a pouco começamos a ver O Tesouro lentamente revelando-se, começamos a sentir-nos como uma criança pequena que descobre um segredo... é uma visão de tirar o fôlego! - isso, claro está, se vocês adorarem história e arqueologia e tiverem uma imaginação fervilhante como eu (ás vezes acho que nunca cresci )

IMGP6605.jpg

Eu estou a partilhar algumas fotos na esperança de vos inspirar a visitar este lugar incrível, mas, acreditem em mim, nenhuma imagem faz justiça a este tesouro arqueológico. É preciso ir lá para ver.

IMGP6628.JPG

Petra era a capital do império Nabateu. Os Nabateus eram uma civilização moderna e engenhosa. Os seus engenheiros desenvolveram métodos de irrigação e outras tecnologias associadas à água que permitiram ao seu povo sobreviver e prosperar num ambiente árido.

Petra desempenhou um papel vital nos tempos antigos como um centro de negócios e comércio para a seda, especiarias e outras rotas comerciais que ligavam a China, a Índia e o sul da Arábia ao Egito, Síria, Grécia e Roma.

IMGP6721.jpg

Quando Petra foi integrada no Império Romano começou a declinar, mas só quando dois terramotos devastaram os edifícios e infra-estruturas, é que a cidade foi finalmente abandonada.

Tribos de beduínos nómadas, como os Bedul (que ainda estão lá hoje) ocuparam a área, mas Petra desapareceu da memória e "perdeu-se" por centenas de anos até que um explorador Suíço, Johann Ludwig Burckhardt, disfarçado de árabe, se infiltrou na tribo Beduína que ocupava a cidade e, em 1812, re-descobriu a "cidade perdida"

IMGP6693.jpg

 

Quando visitei Petra eu estava hospedada num hotel da região do Mar Morto por isso contratei um motorista particular para me levar até lá e decidi explorar a área por conta própria, porque eu queria fazer coisas no meu próprio tempo e não ser apressada por um guia turístico, mas para quem preferir fazer uma visita guiada existem guias turísticos licenciados que podem ser solicitados no Centro de Visitantes de Petra. Os guias falam várias línguas e podem dar muitas informações sobre o local. Como eu li muita coisa sobre o local antes de lá ir, assim que cheguei preferi explorar por mim e fingir que era um arqueólogo ou um aventureiro (como o Indiana Jones) descobrindo as ruínas pela primeira vez!

IMGP6661.jpg

IMGP6683.jpg

IMGP6770.jpg

 Os edifícios esculpidos eram surpreendentes, claro, mas houve mais uma coisa que tornou Petra memorável para mim -  a tonalidade e as diferentes cores das rochas, era como se um artista tivesse criado padrões com uma palete que vai do vermelho ao rosa e do laranja ao amarelo, passando pelo azulado e pelo cinzento - tão bonito!

IMGP6659.jpg

IMGP6769.JPGIMGP6687.JPG

A única coisa desagradável na Cidade Perdida foi o cheiro dentro de algumas das cavernas.

Algumas das ruínas mais distantes tinham um cheiro a urina muito desagradável 

IMGP6674.JPG

IMGP6677.JPG

Outra coisa que me incomodou foi a maneira como alguns dos beduínos tratavam os seus animais, eu notei que alguns dos cavalos que puxavam as carroças na entrada do local estavam maltratados e tinham feridas. Isto para alguém como eu que adora cavalos foi muito triste de ver. 

Fora estas duas coisas, conhecer Petra foi uma experiência super positiva e que recomendo a todos!

IMGP6697.jpg

IMGP6665.jpg

IMGP6669.JPG

DICAS:

* A Turkish Airways tem os voos mais baratos de Lisboa para Amã, capital da Jordânia (cerca de 397,00€ o bilhete de ida e volta)
* A partir de Amã, podem apanhar um táxi, um autocarro ou ir numa excursão organizada para a cidade de Petra. Demora cerca de 3h30. Em Petra, do centro da cidade até ao sítio arqueológico em si, são 20 minutos de caminhada.
* Se o calor é uma coisa que vos incomoda muito é melhor visitarem Petra na Primavera (Março a Maio) ou no Outono (Setembro a Novembro) quando as temperaturas não são tão altas.

* À noite existe um evento chamado Petra By Night em que o Tesouro è iluminado por 1.500 velas.
* Levem sapatos confortáveis ​​e roupas leves, chapéu, óculos de sol e protector solar se pretenderem visitar todo o sítio arqueológico. Um casaco também é preciso se pretenderem ficar depois de escurecer para o espectáculo nocturno. As temperaturas caem rapidamente quando o sol se põe.
* Bebam muita água durante o dia para não desidratar
* Camelos e passeios de burro estão disponíveis no local (após o Tesouro), a um custo extra se não quiserem visitar todo o local a pé

IMGP6630.JPG

 

Tchau!

Travellight

 

 

2 comentários

Comentar post