Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

CHOPIN

Olá amigos viajantes!

 

A propósito do dia Mundial da Música, que celebra-se amanhã, lembrei-me de falar-vos sobre um museu que visitei há pouco tempo e que é dedicado a um nome incontornável desta maravilhosa arte - Fryderyk Chopin.

 

O Museu fica em Varsóvia, na Polónia, pátria deste grande compositor.

 

P8175970.jpg

O Fryderyk Chopin e é um museu moderno, interactivo e com interessantes exposições multimédia. Tem cinco andares para explorar.

P8175967.JPG

 

Ao longo da visita podemos descobrir as várias facetas de Chopin. Por um lado o homem - a sua vida privada, a sua correspondência, suas viagens, seus amigos, sua morte - e por outro lado o génio musical - as suas partituras, inspirações, as suas grandes obras.

 

P8176000.JPG

P8176004.JPG

P8176005.JPG

P8176007.JPG

 

Podemos escutar a música de Chopin numa sala de audição que tem performances ao vivo ou sentar em pequenas cabines com design engraçado e escolher qual a obra que queremos ouvir.

P8176018.JPG

P8176030.JPG

 

 

Chopin era um homem aparentemente difícil e exigente, mas sem dúvida capaz de produzir música cheia de alma e coração. E por falar em coração... vocês sabiam que só o coração de Chopin está em Varsóvia?

 

 

O seu corpo foi enterrado em Paris onde ele morreu mas, a seu pedido, o seu coração foi trazido para a cidade que tanto amava.

Para conseguir este feito a sua irmã mais velha teve de “contrabandear” o órgão para dentro da Polónia escondendo-o debaixo do seu casaco para iludir os funcionários alfandegários, Austríacos e Russos que na altura controlavam Varsóvia.

 

Em 1879,o coração foi colocado na Igreja de Santa Cruz onde descansa até hoje num memorial onde podemos ler a citação "Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração também."

 

Sempre achei esta história tão bonita ... 

Warsaw Holy Cross Chopins heart.jpg

Voltando ao museu, devo admitir que talvez não seja um lugar que agrade a todos, muitos dos itens em exposição são cartas e manuscritos o que pode tornar-se um pouco repetitivo para além disso os monitores multimédia obrigam a parar muito tempo em cada ponto para ver e ouvir cada explicação até ao fim, suponho que nem todos terão paciência para isso.

 

Mas se vocês forem fãs de Chopin e gostarem de museus onde podem estudar, pesquisar e ler muito, então vão gostar.

 

O museu é gratuito nos Domingos e tem um café e restaurante super agradável e acolhedor, é o locar ideal para terminar a visita.

 

P8176035.JPG

P8176038.JPG

 

 

P8176044.jpg

 

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

 

Tchau!

Travellight

2 comentários

Comentar post