Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

CALULU DE PEIXE

Calulu-de-Peixe-teleculinaria-receitas-TC_005-Custom.jpg

 

Calulu é um prato típico de São Tomé e Príncipe, onde constitui uma refeição familiar habitual, sendo também usado em festas religiosas, nas quais é frequentemente distribuído junto às igrejas. É localmente considerado uma iguaria rica, adequada para ser oferecida a um forasteiro.

 

Deixo em baixo a receita deste delicioso prato:


Ingredientes

* 1 kg de garoupa
* 500 g de camarões 30/40
* 350 g de abóbora
* 200 g e batatas-doces
* 5 quiabos
* 2 beringelas
* 1/2 couve lombardo
* 2 tomates maduros
* 2 cebolas
* 20 g de farinha
* 1 dl de óleo de palma
* 1 raminho de manjerona
* 1 folha de louro
* Sal e piripiri q.b

 


Preparação

1. Descasque os camarões e deixe alguns com casca. Arranje a garoupa e corte-a em pedaços. Deite as espinhas e a casca dos camarões para um tacho, junte1 L de água, leve ao lume e deixe ferver até obter um caldo. 




2. Descasque as batatas-doces, as beringelas, a abóbora e as cebolas, corte as batatas, as beringelas e a abóbora em pedaços e pique as cebolas. Pele os tomates, retire-lhes as sementes e pique-os. Lave os quiabos e corte-os ao meio. Arranje a couve e corte-a em pedaços. 




3. Leve um tacho ao lume com o óleo de palma, a cebola, a folha de louro e o ramo de manjerona e deixe refogar um pouco. Adicione a beringela, o tomate, os quiabos, a abóbora, a batata-doce e a couve, acrescente o caldo que preparou até cobrir e deixe cozinhar mais 10 minutos. Adicione o peixe e os camarões, tempere com sal e piripiri, tape e deixe cozinhar até tudo ficar macio mas sem os legumes se desfazerem. 




4. No final, dissolva a farinha num pouco de água, adicione ao tacho, agite o tacho para misturar e deixe cozinhar até engrossar o molho. Retire e sirva de imediato.

 

Receita retirada daqui