Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

The Travellight World

Inspiração, informação e Dicas de Viagem

BUDAPESTE I A PÉROLA DO DANÚBIO

Olá amigos viajantes!

 

Na Europa há uma cidade que costumava ser duas - Buda e Peste, por isso se querem um destino 2 em 1 que tal visitar Budapeste? 😜

fullsizeoutput_1021.jpeg

A capital da Hungria é um belo destino de Inverno. Quando o frio e a neve envolvem a cidade parece que os seus grandiosos e históricos cafés e banhos termais ganham vida. Eu pelo menos dei várias vezes graças a Deus por poder entrar num agradável café e pedir um chá quentinho ou um chocolate quente para recuperar a circulação dos dedos das mãos e as cores da face. 😬

fullsizeoutput_1027.jpeg

Ok, Budapeste pode não ser Paris, mas ainda assim é um lugar que tem muito charme, é elegante e promete romance (esta do “promete romance” talvez dependa da companhia, mas enfim, para mim que fui muito feliz aqui, é uma cidade muito romântica 😉)

 

Não é difícil orientarmos-nos nesta bonita cidade. O rio Danúbio está no seu centro e várias pontes ligam Buda a Peste.

fullsizeoutput_1019.jpeg

 

Buda tem colinas frondosas, fontes termais naturais e um palácio que oferece vistas deslumbrantes para o parlamento Húngaro - um imponente e belíssimo edifício gótico.

 

fullsizeoutput_1018.jpeg

 

Em Peste fica a cidade oriental (unificada com Buda em 1873) onde encontramos o bairro judeu.

IMGP0989.JPG

 

Cada ponte oferece uma vista única sobre o rio e sobre os edifícios nas margens. Toda esta área está listada como Património Mundial da UNESCO e é o postal perfeito da cidade.

 

Ao caminhar pelas ruas de Budapeste encontramos impressionantes exemplos de arquitectura, incluindo muitos edifícios de estilo Art Nouveau. Eu passei o tempo a olhar para cima, para baixo e em redor porque havia sempre fachadas maravilhosas e detalhes de design para descobrir.

 

img_2344.jpg

 

Esta cidade vibrante tem uma oferta cultural diversificada, festivais sazonais e museus interessantes e, definitivamente, não é lugar para fazer dietas.

 

Comida boa é o que não falta por estes lados. No Inverno há até um festival gastronómico original chamado Festival do Mangalica, um festival de carne suína, que este ano tem lugar de 10 a 12 de Fevereiro,  dedicado a uma raça local especial - os porcos peludos Mangalica.

img_2342.jpg

 

Já tinham ouvido falar nisso? Eu confesso que até ir à Hungria não fazia ideia de que existiam porcos peludos e mesmo lá pensei que estavam a gozar comigo quando me disseram, mas depois descobri que era mesmo verdade, parece um cruzamento entre um porco e uma ovelha, é surreal!

 😆dscf13892-96807.jpg


A Hungria é também conhecida pelos seus deliciosos bolos e doces. Garanto-vos que se apreciam um docinho não vão ficar decepcionados.

 

 

Há muitas "cukrászda" (pastelarias) por onde escolher, das mais luxuosas e requintadas às mais pequenas e tradicionais. Eu apreciei muito um doce chamado krémes, mas também havia maravilhosos strudels de maça, de cerejas, de queijo ou sementes de papoila.

 

img_2341.jpg

 

img_2340.jpg

 

Uma pastelaria / café que recomendo visitar é o Café New York do Hotel Boscolo um café húngaro tradicional inaugurado em 1894. É lindíssimo e imponente, decorado num estilo renascentista  e com uma tentadora oferta de bolos, tortas e outros doces.

 

img_2339.jpg

 

Destaco agora o meu top 10 de atracções a não perder em Budapeste:


1- Castle Hill - Esta colina cheia de história assenta numa rede extensa de cavernas esculpidas por fontes termais.

Aqui encontramos pontos turísticos como o Palácio Real, o Portão de Viena e a Igreja Matthias de estilo neo-gótico.
Encontramos também uma variedade de museus, incluindo o Museu de História Militar e a Galeria Nacional Húngara (instalada no Palácio Real).

O Buda Castle - um belo edifício histórico oferece uma vista deslumbrante de Budapeste. A título de curiosidade deixo aqui a informação que este foi o lugar onde Katy Perry filmou o vídeo "Firework"

 

A Casa de Vinhos Húngaros é outra das atracções de Castle Hill. Os visitantes podem descobrir aqui as 22 regiões vinícolas da Hungria e fazer degustação de vinhos.

fullsizeoutput_101f.jpeg

 

2- Chain Bridge - construída pelo escocês Adam Clark e terminada em 1849, é a mais bonita das pontes de Budapeste e um óptimo local para fotografar.

img_2338.jpg

 

3- Banhos Termais Széchenyi - Os mais bonitos banhos públicos de Budapeste.

Uma das características que definem Budapeste é que foi construída sobre cerca de 100 nascentes termais que hoje   estão na base dos spas de renome da cidade.

fullsizeoutput_1029.jpeg

 

 

4- O Great Market Hall - Este mercado é um paraíso para os amantes da comida. Carnes, peixes, enchidos, vinhos, frutas, queijos, legumes - e, claro a páprica. Esta especiaria pode ser comprada aqui em todos os tipos de formas, incluindo seca, esmagada, fresca ou em conserva. Sabiam que o nome páprica deriva da palavra húngara para pimenta?
O maior consumidor e produtor da Europa e do mundo é a Hungria e foi a cozinha húngara que fez famosa a páprica na região da Europa central, e é também na Hungria que se produz uma das melhores pápricas do mundo que vai do doce ao picante. 

img_2336.jpg

 

5- Szimpla Kert - O primeiro “ruin bar” (bar em ruínas) de Budapeste - inaugurado num prédio abandonado - é cheio de velharias e tem muitos recantos acolhedores. Para todos os lugares que olhamos existe um detalhe diferente. Vale a pena entrar nem que seja só pela decoração.

img_2335.jpg

 

6- Basílica de Santo Estêvão - Construida em 1905 para comemorar o primeiro rei cristão da Hungria

 

7- Ópera Estatal Húngara - Edificio neo-renascentista construído em 1884. Tem bonitas esculturas e frescos.

 

8- Parlamento Húngaro - O edifício mais emblemático de Budapeste oferece visitas guiadas (apesar de eu achar que ver o exterior já é suficiente).

fullsizeoutput_101b.jpeg

 

9- Para quem gosta de fazer caminhadas a cidade tem lugares como a Ilha Margret, posicionada no meio do Danúbio, e Buda Hills, com bonitos trilhos por onde podemos passear.

 

fullsizeoutput_101e.jpeg

 

10- Sapatos no Danúbio - Uma lembrança sombria dos horrores cometidos contra o povo judeu na Segunda Guerra Mundial.  "Shoes on the Danube Bank" relembra as vidas perdidas de muitos inocentes que foram baleados nas margens do Danúbio.

 

img_2334.jpg 

 

DICA: O Budapeste Card (16,00 € por 24 horas) permite fazer viagens ilimitadas em transportes públicos e dá desconto nas entradas de museus e banhos termais. 

 

Espero que tenham gostado de me acompanhar por mais uma capital Europeia 😃

IMGP0945.JPG

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

 

Tchau!

Travellight

12 comentários

Comentar post